EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 11 de outubro de 2012 às 09h52.
Vaticano - O Papa Bento XVI pediu nesta quinta-feira aos católicos que, seguindo o exemplo dos apóstolos, "façam uma peregrinação pelos desertos do mundo" para "anunciar o Evangelho e a fé", dos quais os documentos do Concílio Vaticano II "são a expressão luminosa".
Diante de centenas de bispos de todo o mundo, reunidos na praça de São Pedro, o Papa, que inaugurava o "Ano da Fé", afirmou que durante a peregrinação, a simplicidade, o fervor e a humildade do início da Igreja devem ser encontrados.
"É preciso levar apenas o que é essencial: nem bengala, nem bolsa, nem pão, nem dinheiro, e não levem duas túnicas, como disse o Senhor a seus apóstolos ao enviá-los em missão, e sim o Evangelho e a fé da Igreja, dos quais os documentos do Concílio ecumênico Vaticano II são a expressão luminosa".
"Acredito que o mais importante, sobretudo para um aniversário tão importante como este (o 50º aniversário do Vaticano II), é ressuscitar em toda a Igreja esta tensão positiva, este desejo de anunciar novamente o Cristo ao homem contemporâneo", disse o Santo Padre durante a missa solene na praça de São Pedro.
O Papa Bento XVI inaugurou no domingo, com a celebração de uma missa solene na praça de São Pedro, o Sínodo da "Nova Evangelização", que reúne 262 arcebispos, bispos, superiores gerais de congregações e patriarcas de todo o mundo.