Mundo

Bento XVI: líderes mundiais lamentam morte do papa emérito

Presidentes da França e da Itália, além da primeira ministra da Itália e do Reino Unido, enviaram mensagens de pesar

Papa emérito Bento XVI: pontífice será velado a partir de segunda-feira, 2 com o funeral marcado para a quinta-feira, 5 (Getty Images/Getty Images)

Papa emérito Bento XVI: pontífice será velado a partir de segunda-feira, 2 com o funeral marcado para a quinta-feira, 5 (Getty Images/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 31 de dezembro de 2022 às 10h58.

Presidentes, primeiros-ministros e lideranças mundiais em geral lamentaram a morte do papa emérito Bento XVI, aos 95 anos, neste sábado, 31. O pontífice será velado a partir de segunda-feira, 2 com o funeral marcado para a quinta-feira, 5.

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, afirmou que o país “está de luto” por Bento XVI, cuja “doçura e sabedoria beneficiariam” a “toda a comunidade internacional”. “Com dedicação, seguiu servindo à causa da Igreja em seu encargo sem precedentes de papa emérito, com humildade e serenidade.”

O presidente da França, Emmanuel Macron, homenageou o pontífice nas redes sociais. “O meu pensamento dirige-se aos católicos de França e do mundo inteiro, enlutados pela partida de sua santidade Bento XVI, que trabalhou com alma e inteligência por um mundo mais fraterno.”

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia

A primeira ministra-italiana, Giorgia Meloni, descreveu o papa emérito como “um gigante da fé e da razão” e um “um grande homem que a história não esquecerá”. “Um homem apaixonado pelo Senhor, que colocou a sua vida à serviço da Igreja, que falou e seguirá falando ao coração e à mente das pessoas”, declarou.

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, também prestou suas condolências. “Foi um grande teólogo, cuja visita ao Reino Unido em 2010, foi um momento histórico para católicos e não católicos em todo o nosso país. Meus pensamentos estão com os católicos no Reino Unido e em todo o mundo hoje”, declarou em rede social.

Velório começará na segunda

O velório do papa emérito será realizado a partir desta segunda-feira, 2, no Vaticano. O papa Francisco presidirá os ritos de despedida do funeral, a partir das 9 horas, em horário local, da quinta-feira, 5.

“O corpo do papa emérito estará na Basílica de São Pedro, para a despedida dos fiéis”, informou a Santa Sé. Bento XVI morreu às 9h34 em horário local e, segundo o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, deixou como último pedido que o funeral fosse “o mais simples possível; solene, mas sóbrio.

O porta-voz afirmou que Bento XVI recebeu a extrema unção na quarta-feira, 28, após seu estado de saúde se agravar. No momento do falecimento, estava acompanhado do seu secretário, o monsenhor George Ganswein, e das quatro leigas do instituto Memores Domini, que o acompanhavam desde a renúncia.

Um espaço na cripta localizada ao lado das catacumbas de São Pedro foi reservado para abrigar o corpo de Bento XVI, a menos que tenha deixado instruções para ser enterrado em outro lugar. Segundo as normas estabelecidas pela Constituição Apostólica Dominici Gregis, promulgada por João Paulo II, em 1996, o papa Francisco decretará luto oficial.

(Com agências internacionais)

Qual é a relação do papa emérito Bento XVI com o nazismo?
Bento 16: um papa conservador perseguido por escândalos
Os 10 últimos Papas e a duração de seus pontificados

Acompanhe tudo sobre:Bento XVIIgreja CatólicaMortesPapas

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'