Mundo

Ben Ali quer doar à Tunísia seus bens que estão na Suíça

O ex-presidente tunisiano prometeu deixar todos seus ativos ou recursos no país

Ben Ali: no final de junho, uma delegação de especialistas tunisianos se reuniu com dirigentes suíços encarregados do expediente de devolução de bens congelados (Patrick Kovarik/AFP)

Ben Ali: no final de junho, uma delegação de especialistas tunisianos se reuniu com dirigentes suíços encarregados do expediente de devolução de bens congelados (Patrick Kovarik/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2012 às 12h28.

Beirute - O ex-presidente tunisiano Ben Ali está pronto para deixar para o seu país todos os seus ativos que se encontrariam na Suíça, afirmou seu advogado libanês, Akram Azoury.

"Por favor, tomem nota de que o meu cliente desiste, em favor do Estado tunisiano, de todos os possíveis ativos ou recursos econômicos que estariam em território suíço e que retornariam ao ex-presidente Zine El Abidine Ben Ali", escreveu em um rascunho de carta submetido à embaixadora da Suíça para o Líbano, cuja cópia foi enviada à AFP.

Na carta, que espera enviar ao ministério suíço das Relações Exteriores, o advogado acrescenta: "Por isso estão irrevogavelmente autorizados a transferir esses supostos bens e recursos para o Estado tunisiano sem que seja necessário seguir nenhuma formalidade judicial e extra-judicial".

No final de junho, uma delegação de especialistas tunisianos se reuniu em Berna e Lausanne com dirigentes suíços encarregados do expediente de devolução de bens congelados, indicou o governo helvético.

Para as autoridades suíças, "o objetivo desta colaboração reforçada é conseguir o mais rápido que for possível a restituição de bens de origem ilícita em poder dos assessores do ex-regime do presidente (Zine El Abidine) Ben Ali".

Em outubro passado, Berna havia indicado ter bloqueado 60 milhões de francos suíços (61.038.200 de dólares) de bens tunisianos.

Acompanhe tudo sobre:EuropaGovernoPaíses ricosSuíçaTunísia

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos