Mundo

Belgrado extradita Goran Hadzic ao Tribunal de Haia

O suposto criminoso de guerra foi capturado na quarta-feira na Sérvia

Goran Hadzic no momento de sua prisão: ele é acusado de crimes de guerra e contra a humanidade (AFP)

Goran Hadzic no momento de sua prisão: ele é acusado de crimes de guerra e contra a humanidade (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2011 às 11h00.

Belgrado - O suposto criminoso de guerra Goran Hadzic, capturado na quarta-feira na Sérvia, foi extraditado nesta sexta-feira para o Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII), em Haia.

A ministra da Justiça sérvia, Snezana Malovic, anunciou em entrevista coletiva que o avião que transporta Hadzic já voa para Haia, com o cumprimento dos requisitos legais para transferência.

O responsável de Justiça anunciou que com sua assinatura nesta sexta-feira do documento de extradição a "Sérvia terminou o capítulo mais difícil de sua cooperação com o TPII e cumpre seu principal compromisso".

Hadzic era o último acusado pelo TPII que continuava em liberdade, após a detenção em maio na Sérvia do ex-comandante militar sérvio-bósnio Ratko Mladic.

Malovic declarou que com a captura de Hadzic a Sérvia demonstrou sua "dedicação ao cumprimento das normas internacionais" e confiou em que outros países da região mostrem o mesmo interesse na detenção de criminosos de guerra.

Ela lembrou que, durante o mandato do atual Governo sérvio - no poder desde 2008 -, foram detidos "os foragidos mais procurados", Mladic, Hadzic e o ex-líder político sérvio-bósnio Radovan Karadzic, e que este é um sinal de sua disposição de enfrentar o passado e de reconciliar a antiga Iugoslávia.

Snezana Malovic indicou que a Sérvia seguirá com os processos contra todos os acusados de crimes de guerra e confiou que outros países da região mostrem o mesmo interesse.

A ministra da Justiça sérvia disse que Belgrado prosseguirá sua cooperação com o TPII para entregar a documentação que possa ser solicitada tanto pela promotoria dessa corte como a defesa dos cidadãos sérvios acusados.

Além disso, a ministra destacou que a Sérvia poderá aplicar agora mais esforços ao cumprimento de outras tarefas que facilitem sua aproximação à União Europeia, como, por exemplo, a luta contra o crime organizado.

A plena cooperação da Sérvia com o TPII, que representa também a captura e extradição de Hadzic, era uma das condições para a aproximação deste país balcânico à União Europeia.

Sérvia aspira obter este ano o status de país candidato à adesão comunitária.

Acompanhe tudo sobre:EuropaGuerrasJustiçaSérvia

Mais de Mundo

Claudia Sheinbaum assume a presidência de um México que enfrenta grandes desafios

Furacão Helene: mortes passam de 60 e milhões de pessoas fica sem energia elétrica nos EUA

Exército de Israel diz ter matado outro comandante do Hezbollah no Líbano

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS