Mundo

Bélgica fará ilha artificial para armazenar energia

Atualmente, 57% da energia consumida no país é obtida por usinas nucleares. Somente 4% da eletricidade é produzida em parques eólicos


	Campo de energia eólica:  ideia é que a ilha armazene o excesso de energia produzida por parques eólicos instalados no mar
 (Getty Images)

Campo de energia eólica:  ideia é que a ilha armazene o excesso de energia produzida por parques eólicos instalados no mar (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2013 às 17h08.

São Paulo - A Bélgica planeja construir uma ilha artificial no Mar do Norte para armazenar energia eólica. A estrutura que ficará a três quilômetros da costa Belga feita de areia terá o curioso formato de um donut.

Atualmente, 57% da energia consumida no país é obtida por usinas nucleares. Somente 4% da eletricidade é produzida em parques eólicos. Como o governo da Bélgica encontrou problemas em dois reatores e decidiu terminar o programa nuclear até 2025, as autoridades resolveram buscar novas alternativas.

Segundo a Reuters, a ilha é uma dessas opções. Os planos foram anunciados pelo ministro do Mar do Norte, Johan Lanotte, que explicou que o país tem capacidade para produzir uma grande quantidade de energia eólica.

A ideia é que a ilha armazene o excesso de energia produzida por parques eólicos instalados no mar. Isso porque quando o vento acalma, a produção de energia tem de ser suportada por outra fonte de energia. Além disso, o espaço vazio no centro teria reservatórios de água para manter os níveis de energia equilibrados.

Portanto, quando a produção de energia for muito além do previsto, o sistema da ilha bombeará a água do centro da ilha para fora. Já para recuperar a energia, um sistema de comportas permitirá que a água do mar volte a entrar e ative turbinas que gerarão mais energia assim como acontece em usinas hidrelétricas.

Se o projeto da ilha for aprovado, a construção ficará pronto entre dois e cinco anos. Quando isso acontecer, a ilha artificial aumentará a capacidade eólica da Bélgica para 4.000 MW.

Acompanhe tudo sobre:BélgicaEnergiaEnergia eólicaEnergia nuclearEuropaInfraestruturaPaíses ricos

Mais de Mundo

Israel afirma que não busca 'escalada ampla' após ataque a Beirute

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto