Mundo

Bélgica atinge 2.000 casos de eutanásia em 2015

ais de 2.000 casos de eutanásia foram declarados em 2015 na Bélgica, um recorde desde que a prática foi autorizada em determinados casos

Enfermeira cuida de um paciente em estado vegetativo (FREDERICK FLORIN/AFP)

Enfermeira cuida de um paciente em estado vegetativo (FREDERICK FLORIN/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2016 às 22h40.

Bruxelas - Mais de 2.000 casos de eutanásia foram declarados em 2015 na Bélgica, um recorde desde que a prática foi autorizada em determinados casos em 2002 no país - informou desta quarta-feira a Comissão de Controle encarregada do tema.

"Houve 2.021 casos em 2015", declarou à AFP uma porta-voz da Comissão Federal de Controle e Avaliação da Eutanásia, encarregada de verificar a aplicação da lei. A responsável não forneceu mais detalhes, explicando que "o relatório bianual ainda estava em processo de elaboração".

Depois que a Bélgica se tornou um dos raros países do mundo a descriminalizar a eutanásia, o número de casos está em constante alta, passando de 24 em 2002 para quase 500 em 007. O teto das mil eutanásias foi atingido em 2011 (1.133 casos). Em 2014, 1.924 casos foram declarados.

"Podemos falar de alta mas esta alta está provavelmente relacionada à disponibilidade de médicos para registrar os atos. Continua na sombra, lembremos, o número de eutanásias realizadas mas não declaradas, o que nos impede de ter uma visão real sobre a amplitude da questão", comentou o professor Wim Distelmans, presidente da Comissão Eutanásia, citado nesta quarta pela agência Belga.

Desde a expansão da lei da eutanásia em 2014, que permite agora que menores de idade acometidos de doenças incuráveis e "em capacidade de discernimento" de escolher a eutanásia, nenhuma demanda correspondente a este caso foi registrada na Comissão.

A Bélgica é o único país a autorizar este ato sem limite de idade. Na Holanda, uma idade mínima de 12 anos é necessária.

Acompanhe tudo sobre:BélgicaEuropaPaíses ricosSaúde

Mais de Mundo

Congresso americano aprova cortes de US$ 9 bilhões em ajuda externa e para mídia pública

Raios deixam pelo menos 33 mortos na Índia

Acidente em mina de ouro deixa 18 pessoas soterradas na Colômbia

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'