Mundo

Belga é condenado por financiar atentados em Bruxelas e Paris

Zakaria Boufassil entregou 3.000 libras sabendo que o montante seria usado para financiar ataques, determinou o tribunal

Atentados: cento e cinquenta pessoas foram mortas nos diversos ataques em Paris (REUTERS/Maxim Zmeyev)

Atentados: cento e cinquenta pessoas foram mortas nos diversos ataques em Paris (REUTERS/Maxim Zmeyev)

A

AFP

Publicado em 6 de dezembro de 2016 às 14h00.

Um cidadão belga que vive na cidade britânica de Birmingham foi condenado nesta terça-feira por um tribunal britânico por ter dado dinheiro a Mohamed Abrini, um dos suspeitos dos atentados em Paris e Bruxelas.

Zakaria Boufassil entregou 3.000 libras (3.770 dólares) para Abrini quando este visitou a cidade inglesa em julho de 2015, sabendo que o montante seria usado para financiar ataques, determinou o tribunal.

Durante o julgamento em Londres, o homem de 26 anos admitiu ter se encontrado com Abrini e entregado dinheiro, mas disse que não tinha "nenhuma ideia" de como seria usado.

Abrini, o receptor do dinheiro, foi apelidado de "o homem do chapéu" por aparecer em imagens de câmera de segurança do aeroporto de Bruxelas com um chapéu.

Durante o interrogatório sobre seu envolvimento nos ataques de novembro de 2015 em Paris e de março de 2016 em Bruxelas, Abrini disse à polícia belga que recolheu dinheiro para jogar.

"Eu sou um jogador, adoro casinos... É meu vício, jogo de roleta, pôquer, máquinas", disse ele, de acordo com a transcrição do interrogatório.

"Para realizar atentados precisa de um monte de dinheiro", acrescentou, referindo-se às 3.000 libras como "uma soma muito pequena" para fins terroristas.

Cento e cinquenta pessoas foram mortas nos diversos ataques em Paris, principalmente no casa de shows Bataclan, e 32, em Bruxelas, no aeroporto e uma estação de metrô.

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasAtentados em ParisBélgicaTerrorismo

Mais de Mundo

Milei diz que ideia de dolarizar da Argentina 'é como uma pizza'

Netanyahu visita Faixa de Gaza pela 1ª vez desde a nova ofensiva israelense

Diretor de 'Esqueceram de Mim 2' lamenta breve participação de Trump no filme de 1992

Zelensky reitera interesse em comprar sistemas de mísseis Patriot após críticas de Trump