Mundo

BCs sul-americanos se reunirão em Quito para cooperação

Quito - Diretores de bancos centrais da América do Sul se reunirão em Quito na próxima semana para impulsionar a cooperação e integração monetária regional e continuar a construção de uma nova arquitetura financeira, informou hoje a entidade equatoriana. No encontro, que será realizado em um hotel da capital equatoriana entre os dias 16 e […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2010 às 16h47.

Quito - Diretores de bancos centrais da América do Sul se reunirão em Quito na próxima semana para impulsionar a cooperação e integração monetária regional e continuar a construção de uma nova arquitetura financeira, informou hoje a entidade equatoriana.

No encontro, que será realizado em um hotel da capital equatoriana entre os dias 16 e 17 de agosto, representantes regionais e de entidades internacionais debaterão alternativas de cooperação monetária e financeira e a definição de uma política econômica para a região.

Além dos diretores das entidades estatais, também participarão da reunião analistas da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento e do Banco da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba).

Além disso, participarão autoridades do Conselho Monetário Regional do Sistema Unitário de Compensação Regional (Sucre), do Sistema de Pagamentos Internacionais do Banco Central do Brasil e da Comissão Técnica do Equador para a Nova Arquitetura Financeira Regional.

Os participantes discutirão o papel dos bancos centrais e organismos financeiros da região "para estabelecer os elementos que permitam desenvolver novos mecanismos de cooperação e integração monetária e financeira, criados para facilitar os fluxos de recursos entre os países".

Além disso, buscarão "constituir os bancos com uma estrutura de desenvolvimento que faça frente aos impactos econômicos gerados em escala mundial".

O encontro de Quito será o segundo deste tipo, depois do realizado em fevereiro deste ano, também no Equador.

Leia também sobre a América Latina

Siga as últimas notícias de Mundo no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBanco CentralDiplomaciaMercado financeiro

Mais de Mundo

Rússia notificou EUA sobre lançamento de novo míssil com 30 minutos de antecedência

Biden chama mandado de prisão para Netanyahu e Gallant de “ultrajante”

Trump escolhe ex-procuradora-geral da Flórida como secretária de Justiça

Qual visto é necessário para trabalhar nos EUA? Saiba como emitir