Mundo

BCE rejeita ajuda de médio prazo para bancos da Irlanda

Jean-Claude Trichet afirmou que as instituições financeiras irlandesas já receberam uma quantidade de dinheiro "sem precedentes"

Sede do Banco Central Europeu (Daniel Roland/AFP)

Sede do Banco Central Europeu (Daniel Roland/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2011 às 16h52.

São Paulo - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet disse que não pretende transformar uma linha de financiamento de curto prazo para os bancos da Irlanda em uma linha de médio prazo e afirmou que as instituições financeiras irlandesas já receberam uma quantidade de dinheiro "sem precedentes". Os comentários foram feitos durante uma entrevista concedida à rede de televisão irlandesa RTE.

O BCE teve de oferecer aos bancos da Irlanda cerca de 150 bilhões de euros em financiamento de curto prazo para evitar que eles fechassem as portas durante o período mais profundo da crise bancária no país, que pode custar até 70 bilhões de euros aos cofres públicos - ou o equivalente a 44% do Produto Interno Bruto (PIB) irlandês.

Trichet também disse que o BCE não vai apoiar a tentativa de Dublin de dividir com os detentores de dívidas do Anglo Irish Bank e do Irish Nationwide Building Society o ônus do resgate desses bancos. "Defendemos o respeito total ao plano, como foi aprovado", disse ele, referindo-se ao acordo fechado pela Irlanda com a União Europeia, o BCE e o Fundo Monetário Internacional (FMI) em novembro do ano passado. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:BCEEuropaIrlandaPiigsUnião Europeia

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos