Sede do Banco Central Europeu (Daniel Roland/AFP)
Da Redação
Publicado em 7 de julho de 2011 às 16h52.
São Paulo - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet disse que não pretende transformar uma linha de financiamento de curto prazo para os bancos da Irlanda em uma linha de médio prazo e afirmou que as instituições financeiras irlandesas já receberam uma quantidade de dinheiro "sem precedentes". Os comentários foram feitos durante uma entrevista concedida à rede de televisão irlandesa RTE.
O BCE teve de oferecer aos bancos da Irlanda cerca de 150 bilhões de euros em financiamento de curto prazo para evitar que eles fechassem as portas durante o período mais profundo da crise bancária no país, que pode custar até 70 bilhões de euros aos cofres públicos - ou o equivalente a 44% do Produto Interno Bruto (PIB) irlandês.
Trichet também disse que o BCE não vai apoiar a tentativa de Dublin de dividir com os detentores de dívidas do Anglo Irish Bank e do Irish Nationwide Building Society o ônus do resgate desses bancos. "Defendemos o respeito total ao plano, como foi aprovado", disse ele, referindo-se ao acordo fechado pela Irlanda com a União Europeia, o BCE e o Fundo Monetário Internacional (FMI) em novembro do ano passado. As informações são da Dow Jones.