Mundo

BCE pede reestruturação de setor bancário na zona euro

Frankfurt - O Banco Central Europeu (BCE) pediu nesta quinta-feira uma reestruturação do setor bancário da zona do euro para "assegurar um acesso adequado ao financiamento". Em seu boletim mensal de junho, publicado nesta quinta, o BCE destacou a importância do "saneamento dos balanços, o controle efetivo do risco e modelos de negócio transparentes e […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2010 às 07h32.

Frankfurt - O Banco Central Europeu (BCE) pediu nesta quinta-feira uma reestruturação do setor bancário da zona do euro para "assegurar um acesso adequado ao financiamento".

Em seu boletim mensal de junho, publicado nesta quinta, o BCE destacou a importância do "saneamento dos balanços, o controle efetivo do risco e modelos de negócio transparentes e sólidos".

Estes elementos são fundamentais para "reforçar a resistência das entidades de crédito às perturbações e assegurar um acesso adequado ao financiamento".

Além disso, o banco europeu considera que "a negociação salarial deve permitir o ajuste apropriado dos salários à competitividade e à situação de desemprego".

O comunicado destaca ainda que é "essencial que todos os países cumpram estritamente seus compromissos de corrigir os elevados níveis de déficit e dívida públicos, e reduzam a vulnerabilidade das finanças públicas".

Para isso, devem ficar perfeitamente especificadas "as medidas concretas de ajuste necessárias a fim de conseguir os objetivos orçamentários".

"Todos os países terão que assegurar que a confiança na sustentabilidade das finanças públicas está garantida", segundo o BCE.

Leia mais notícias sobre a União Europeia

Acompanhe tudo sobre:BancosEuropaFinançassetor-financeiroUnião Europeia

Mais de Mundo

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha

TikTok, a algumas horas de desaparecer nos EUA