Mundo

BCE mantém taxas de juros da zona do euro em 1%

Frankfurt - O Banco Central Europeu (BCE) manteve hoje os juros básicos na zona do euro em 1%, o menor nível histórico, como esperavam os mercados. A instituição europeia informou em Frankfurt que deixou inalterada a facilidade marginal de crédito, pela qual empresta dinheiro aos bancos, em 1,75%. Por sua vez, o BCE manteve a […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2010 às 09h49.

Frankfurt - O Banco Central Europeu (BCE) manteve hoje os juros básicos na zona do euro em 1%, o menor nível histórico, como esperavam os mercados.

A instituição europeia informou em Frankfurt que deixou inalterada a facilidade marginal de crédito, pela qual empresta dinheiro aos bancos, em 1,75%. Por sua vez, o BCE manteve a facilidade de depósito, que remunera depósitos overnight em bancos centrais nacionais, em 0,25%.

O BCE deixou o preço do dinheiro em 1% há mais de um ano e o manterá assim até a segunda metade de 2011 já que as crises do endividamento da Europa poderiam dificultar a recuperação econômica.

Já o Banco da Inglaterra também manteve a taxa reitora em 0,5%, pelo sétimo mês consecutivo.

O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, não assinalou ontem uma pronta elevação das taxas de juros em seu comparecimento diante o comitê de orçamento da Câmara de Representantes.

Nesta quinta-feira, o BCE divulgará as novas projeções macroeconômicas para o zona do euro nas quais revisará em alta ligeiramente suas previsões de crescimento e inflação, segundo os analistas.

A partir das 9h30 (no horário de Brasília), Trichet dará mais detalhes sobre as deliberações do conselho de Governo em entrevista coletiva em Frankfurt, que também será transmitida ao vivo pelo site.

Acompanhe tudo sobre:CréditoEuropaJurosUnião Europeia

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia