Mundo

BCE exige que Grécia cumpra condições para receber mais ajuda

Entidade monetária não se opõe a uma participação dos credores privados no novo pacote de resgate à Grécia, mas a iniciativa deve ser voluntária

A entidade monetária advertiu que não aceitará bônus gregos como garantia em suas operações de refinanciamento caso ocorra uma falta de pagamento (Eric Chan/Wikimedia Commons)

A entidade monetária advertiu que não aceitará bônus gregos como garantia em suas operações de refinanciamento caso ocorra uma falta de pagamento (Eric Chan/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2011 às 06h55.

Frankfurt - O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Jürgen Stark, exigiu nesta quarta-feira que a Grécia cumpra as condições estipuladas para receber mais ajuda financeira.

Em entrevista à emissora de rádio "Deutschlandfunk", Stark reiterou que, a princípio, a entidade monetária não se opõe a uma participação dos credores privados no novo pacote de resgate à Grécia, mas que esta iniciativa deve ser voluntária.

O BCE apoia que os credores privados renovem de forma voluntária seus bônus gregos uma vez que tenham vencido, mas se opõe firmemente a uma reestruturação da dívida.

A entidade monetária advertiu que não aceitará bônus gregos como garantia em suas operações de refinanciamento caso ocorra uma falta de pagamento.

Stark não considera que a moeda única esteja em risco pela crise de endividamento da Grécia e de outros países da zona do euro.

Acompanhe tudo sobre:BCECrise gregaDívida públicaEuropaGréciaPiigsUnião Europeia

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos