Mundo

BCE: economia da zona do euro segue crescendo

Bruxelas - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet afirmou que a recuperação econômica da zona do euro (grupo das 16 nações que adotam a moeda única) prosseguiu no primeiro semestre deste ano. Em comunicado divulgado após a decisão do BCE de manter a taxa de juros básica inalterada em 1% ao ano, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Bruxelas - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet afirmou que a recuperação econômica da zona do euro (grupo das 16 nações que adotam a moeda única) prosseguiu no primeiro semestre deste ano. Em comunicado divulgado após a decisão do BCE de manter a taxa de juros básica inalterada em 1% ao ano, Trichet disse que as taxas atuais permanecem apropriadas.

O BCE espera que os preços continuem moderados durante o horizonte de médio prazo relevante para a política econômica, segundo Trichet. Pressões inflacionárias globais podem persistir, enquanto as pressões domésticas deverão continuar baixas.

Trichet afirmou esperar que a economia da zona do euro cresça a um ritmo moderado, em meio a um ambiente de tensões contínuas em alguns segmentos do mercado financeiro e de grandes incertezas. Essa avaliação foi refletida nas projeções macroeconômicas da equipe do Eurosystem para a zona do euro, segundo as quais o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) dá área vai ficar entre 0,7% e 1,3% em 2010 e entre 0,2% e 2,2% em 2011.

Trichet afirmou ainda que o mercado monetário não está funcionando. A autoridade comentou também que o elevado uso da linha de depósitos da instituição reflete parcialmente as tensões que existem atualmente. Segundo Trichet, a decisão do BCE de começar a comprar bônus de governos da zona do euro no mês passado foi provocada pela ameaça de mercados disfuncionais, que estavam interferindo na transmissão da política monetária. Trichet disse que ainda é preciso manter as compras de bônus no momento.

A autoridade, porém, enfatizou que todas as medidas extraordinárias do BCE são temporárias e que as compras de bônus não representam uma mudança na política monetária. As informações são da Dow Jones.

Leia mais notícias sobre a União Europeia

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEuropaMercado financeiro

Mais de Mundo

Imigração dos EUA se desculpa após deter cidadãos americanos que falavam espanhol

EUA congelam financiamento federal para ONGs que atendem migrantes

Trump confirma contatos com Moscou para repatriar vítimas russas de acidente aéreo

Após acidente, Trump ordena revisão de protocolo aéreo e mudanças de contratação feitas com Biden