Mundo

BC inglês mantém taxa de juro em 0,5% ao ano

Londres - O Banco da Inglaterra (BoE, o banco central inglês) manteve a taxa de referência da economia inalterada, em 0,5% ao ano, assim como o programa de compra de bônus, frente a indicações de que a economia está perdendo ritmo. A decisão já era esperada. O BC inglês suspendeu o programa de flexibilização quantitativa […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Londres - O Banco da Inglaterra (BoE, o banco central inglês) manteve a taxa de referência da economia inalterada, em 0,5% ao ano, assim como o programa de compra de bônus, frente a indicações de que a economia está perdendo ritmo. A decisão já era esperada. O BC inglês suspendeu o programa de flexibilização quantitativa por meio da compra de até 200 bilhões de libras em bônus do governo em fevereiro, mas manteve aberta a opção de ampliar o programa, caso as condições da economia comecem a se deteriorar. A taxa de referência da economia está em 0,5% ao ano desde março de 2009.

Embora a economia tenha registrado seu maior crescimento em mais de quatro anos no segundo trimestre, muitas incertezas permanecem. Estrategistas sugerem que a recuperação na atividade está perdendo força e que as autoridades monetárias temem que os problemas na zona do euro (que reúne os 16 países que adotam o euro como moeda) reduzam a demanda por produtos britânicos. Além disso, eles alertam que a falta de crédito pode prejudicar a recuperação econômica, em meio a um ambiente de austeridade fiscal.

Para complicar o dilema das autoridades do BC inglês, a inflação tem estado elevada, acima da meta de 2% na maior parte dos últimos quatro anos, como confirmou na semana passada o presidente da instituição, Mervyn King. Muitos economistas acreditam que a taxa permanecerá acima desse nível até 2012. As informações são da Dow Jones.

Veja mais do Reino Unido

Siga as últimas notícias de Mundo no twitter

 

Acompanhe tudo sobre:BancosEuropaFinançasJurosPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru