Mundo

BC inglês mantém taxa de juro em 0,5% ao ano

Londres - O Banco da Inglaterra (BoE, o banco central inglês) manteve a taxa de referência da economia inalterada, em 0,5% ao ano, assim como o programa de compra de bônus, frente a indicações de que a economia está perdendo ritmo. A decisão já era esperada. O BC inglês suspendeu o programa de flexibilização quantitativa […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Londres - O Banco da Inglaterra (BoE, o banco central inglês) manteve a taxa de referência da economia inalterada, em 0,5% ao ano, assim como o programa de compra de bônus, frente a indicações de que a economia está perdendo ritmo. A decisão já era esperada. O BC inglês suspendeu o programa de flexibilização quantitativa por meio da compra de até 200 bilhões de libras em bônus do governo em fevereiro, mas manteve aberta a opção de ampliar o programa, caso as condições da economia comecem a se deteriorar. A taxa de referência da economia está em 0,5% ao ano desde março de 2009.

Embora a economia tenha registrado seu maior crescimento em mais de quatro anos no segundo trimestre, muitas incertezas permanecem. Estrategistas sugerem que a recuperação na atividade está perdendo força e que as autoridades monetárias temem que os problemas na zona do euro (que reúne os 16 países que adotam o euro como moeda) reduzam a demanda por produtos britânicos. Além disso, eles alertam que a falta de crédito pode prejudicar a recuperação econômica, em meio a um ambiente de austeridade fiscal.

Para complicar o dilema das autoridades do BC inglês, a inflação tem estado elevada, acima da meta de 2% na maior parte dos últimos quatro anos, como confirmou na semana passada o presidente da instituição, Mervyn King. Muitos economistas acreditam que a taxa permanecerá acima desse nível até 2012. As informações são da Dow Jones.

Veja mais do Reino Unido

Siga as últimas notícias de Mundo no twitter

 

Acompanhe tudo sobre:BancosPaíses ricosEuropaReino UnidoFinançasJuros

Mais de Mundo

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos

Trump adverte Hamas para que não atrase acordo de paz em Gaza