Banco Central da Ingalterra decidiu manter a taxa de juros em 0,5% ao ano
Da Redação
Publicado em 10 de fevereiro de 2011 às 10h45.
Londres - O comitê de política monetária do Banco da Inglaterra (BOE, o banco central do Reino Unido) decidiu manter a taxa de juros em 0,5% ao ano, apesar da probabilidade de que a taxa anual de inflação aumente para mais que o dobro de sua meta nos próximos meses. O banco central também manteve as compras de bônus em 200 bilhões de libras.
Os nove membros do comitê analisaram uma série de dados econômicos publicados desde o início do ano no país. Os números fornecem pouca clareza sobre a saúde da economia, mas apontam que as pressões inflacionárias estão aumentando - uma mistura incômoda para um banco central que tenta equilibrar o objetivo de cumprir a meta do governo de inflação de 2% com a necessidade de alimentar a recuperação econômica com custos baixos de empréstimos.
A maior parte dos economistas acredita que o BC inglês aguardará o surgimento de um cenário econômico mais claro, aumentando a taxa de juros no fim de 2011 ou no início de 2012. O comitê de política monetária do BOE não emitiu um comunicado explicando sua decisão, uma prática comum do banco quando mantém suas política. As informações são da Dow Jones.