Mundo

BC da Grécia quer revisão rápida de pacote de ajuda ao país

2016 pode ser "o início de um novo padrão" para a economia do país


	Yannis Stournaras, presidente do Banco Central da Grécia: 2016 pode ser "o início de um novo padrão" para a economia do país
 (Yannis Behrakis/Reuters)

Yannis Stournaras, presidente do Banco Central da Grécia: 2016 pode ser "o início de um novo padrão" para a economia do país (Yannis Behrakis/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2016 às 09h42.

Atenas - O presidente do Banco Central da Grécia, Yannis Stournaras, pediu nesta quarta-feira uma rápida conclusão na primeira revisão do pacote de ajuda ao país, ou isso pode colocar em risco a recuperação econômica projetada para o segundo semestre deste ano.

"A projeção por uma recuperação econômica no segundo semestre deste ano está sujeita a riscos no momento", afirmou o presidente do BC grego a parlamentares, durante reunião de um comitê do Legislativo.

Segundo Stournaras, 2016 pode ser "o início de um novo padrão" para a economia do país. Mas, para isso ocorrer, é preciso concluir a revisão, que já está atrasada. Ele afirmou que, a cada vez em que se fracassa em concluir a revisão, o sentimento econômico piora.

O governo grego negocia com seus credores internacionais para concluir a primeira revisão do terceiro pacote de ajuda ao país, de até 86 bilhões de euros (US$ 93 bilhões). Atenas quer concluir rapidamente o assunto e começar a negociar com seus emprestadores um alívio na dívida.

Stournaras também disse que a crise de refugiados representa um risco para a economia grega.

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, disse que os gregos não estão registrando corretamente os imigrantes e refugiados e pode suspender o país da zona de livre circulação de Schengen.

Segundo o ministro, caso essas restrições ao movimento de pessoas e produtos sejam impostas, isso pode gerar mais dificuldades. "Caso isso aconteça, haverá grandes impactos na economia do país", afirmou ele. 

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralCrise gregaEuropaGréciaMercado financeiroPiigs

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada