Mundo

BC chinês: exportador pode suportar apreciação do iuane

Presidente da instituição acredita que exportadores do país pode continuar competitivos mesmo com uma apreciação superior a 3% da moeda local

Notas de iuane: exportadores aguentam apreciação da moeda (Cancan Chu/Getty Images)

Notas de iuane: exportadores aguentam apreciação da moeda (Cancan Chu/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2011 às 13h48.

Os exportadores chineses têm normalmente espaço para ajustar suas operações e manterem seus negócios, apesar da preocupação inicial de que a apreciação do iuane irá levá-los à falência, disse o presidente do Banco do Povo da China (PBOC), Zhou Xiaochuan.

Os exportadores podem dizer que uma apreciação do iuane de cerca de 3% irá forçá-los a fechar seus negócios, mas depois se mostram capazes de sobreviver com uma apreciação superior a 3%, acrescentou. "Isso significa que têm espaço para melhorar suas operações e sobreviver", afirmou.

Zhou também disse que os países deveriam ser cuidadosos na adoção de medidas de controle de capital, porque podem ter efeito muito menor do que o imaginado. Zhou afirmou que políticas macroprudenciais não têm uma grande capacidade de resolver os fortes fluxos de entrada de capital.

Os líderes de finanças dos países membros do G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), entre eles a China, estão reunidos em Paris para discutir hoje e amanhã como identificar os desequilíbrios globais, entre outros assuntos. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCâmbioChinaComércio exteriorExportaçõesIuaneMoedas

Mais de Mundo

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump

Conheça três primeiras reféns do Hamas que podem ser libertadas em acordo de cessar-fogo com Israel

Trump promete deportações em massa, mas expulsou menos estrangeiros que Obama