Mundo

Bashar Assad elogia "tenacidade" do Irã em acordo nuclear

O Irã, assim como China e Rússia, é um aliado-chave do regime do presidente Assad


	Bashar al-Assad: Assad disse que "sucesso" em Genebra aconteceu graças "à resistência e ao apreço do povo iraniano aos seus direitos"
 (AFP)

Bashar al-Assad: Assad disse que "sucesso" em Genebra aconteceu graças "à resistência e ao apreço do povo iraniano aos seus direitos" (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2013 às 19h24.

Damasco - O presidente sírio Bashar al-Assad elogiou nesta quarta-feira a "tenacidade" do Irã, seu principal aliado regional, nas negociações nucleares que levaram a um acordo histórico com as grandes potências, segundo comentário postado em sua página no Facebook.

Em conversa por telefone com o presidente iraniano, Hassan Rohani, Assad disse que o "sucesso" em Genebra aconteceu graças "à resistência e ao apreço do povo iraniano aos seus direitos", assim como "à tenacidade do Irã", cujas decisões continuam "soberanas e independentes".

As grandes potência do grupo 5+1 e o Irã chegaram a um acordo no domingo, em Genebra, que prevê a interrupção de atividades nucleares de Teerã e o congelamento de qualquer nova atividade, em troca do alívio às sanções que estrangulavam a economia do país.

O Irã, assim como China e Rússia, é um aliado-chave do regime do presidente Assad. Desde março de 2011, o governo sírio está mergulhado em um conflito que se transformou em uma guerra civil. China e Rússia fazem parte do "5+1", junto com Grã-Bretanha, França, Estados Unidos e Alemanha.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBashar al-AssadDiplomaciaIrã - PaísPolíticos

Mais de Mundo

1 milhão de pessoas foram deslocadas no Líbano após ataques israelenses, estima premiê

Ultranacionalistas vencem eleições na Áustria pela primeira vez, segundo projeções

Israel lança ataque em “grande escala” contra rebeldes houthis em cidade do Iêmen

Mais de 20 terroristas morreram no ataque contra líder do Hezbollah, diz Israel