Reino Unido: britânicos enfrentam impasses para saída da UE (Phil Noble/Reuters)
Estadão Conteúdo
Publicado em 13 de março de 2019 às 08h52.
São Paulo - O principal negociador da União Europeia para o Brexit, Michel Barnier, disse nesta quarta-feira que o governo do Reino Unido precisa mudar de tática e agir de forma efetiva diante da possibilidade de que o país deixe o bloco de forma desorganizada em cerca de duas semanas.
Ontem, o Parlamento britânico rejeitou por ampla maioria a última proposta de Brexit negociado com a UE pela primeira-ministra britânica, Theresa May. Hoje, os legisladores vão votar a possibilidade de um Brexit sem acordo.
Em discurso no Parlamento Europeu, Barnier ressaltou que a Casa dos Comuns - câmara baixa do Parlamento - disse "o que não quer". "Agora, esse impasse só pode ser revolvido no Reino Unido", afirmou.
Barnier também questionou se há sentido em adiar a saída do Reino Unido para além da data final prevista para o próximo dia 29.
Caso rejeitem mais tarde a proposta de Brexit sem acordo, os parlamentares irão decidir amanhã sobre a extensão da data para a implementação do Brexit. Com informações da Associated Press.