Nuvem de fumaça cobre bairro comercial da capital tailandesa: operação teve como objetivo devolver o controle de Bangcoc ao governo (.)
Da Redação
Publicado em 19 de maio de 2010 às 10h12.
Bangcoc - A cidade de Bangcoc registrava pelo menos 20 focos incêndios nesta quarta-feira, após a operação do Exército para dispersar os "camisas vermelhas", mas que não conseguiu devolver o controle de toda a capital da Tailândia às forças oficiais.
O porta-voz do governo, Panitan Wattanayagorn, afirmou que a operação do Exército permitiu às autoridades retomar o controle de dois bairros-chave, a zona de Rajaprasong e o distrito de Lumpini que os manifestantes ocupaban desde hacía seis semanas.
Pelo menos seis pessoas, incluindo um fotógrafo italiano, morreram na operação militar e 58 ficaram feridas.
"Ao fim da operação, o governo retomou o controle de Rajaprasong e Lumpini, mas existem várias zonas nas quais as operações devem prosseguir", afirmou Panitan.
Um toque de recolher, o primeiro em 15 anos em Bangcoc, deve entrar em vigor às 20H00 locais (10H00 de Brasília) e prosseguir até as 6H00 (16H00 de Brasília).
Os incêndios afetam prédios importantes, como o edifício da Bolsa, vários bancos e centros comerciais, segundo o corpo de bombeiros.
"O governo pede a todos aqueles que realizam ataques que interrompam as ações porque seus líderes já se entregaram e concordaram em tentar a reconciliação nacional", declarou Panitan.
Os manifestantes também incendiaram a sede de um canal de televisão, o Channel 3, dentro da qual estavam 100 pessoas, segundo os bombeiros.
Panitan anunciou ainda que o governo determinou a todas as emissoras de televisão que exibissem programas especiais.