Mundo

Bangcoc afunda dez milímetros por ano, segundo especialistas

Chefe do departamento de engenharia da Universidade de Chulalongkorn, afirmou que dentro de 30 ou 50 anos a capital tailandesa pode ficar alagada


	Templo Wat Arun, junto ao rio Chao Phraya, em Bangcoc, na Tailândia: O afundamento de Bangcoc é velha advertência dos cientistas, o que não freou o frenesi dos construtores de arranha-céus e shoppings
 (Thinkstock/luamduan)

Templo Wat Arun, junto ao rio Chao Phraya, em Bangcoc, na Tailândia: O afundamento de Bangcoc é velha advertência dos cientistas, o que não freou o frenesi dos construtores de arranha-céus e shoppings (Thinkstock/luamduan)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2015 às 09h06.

Bangcoc - Os cientistas alertaram que Bangcoc afunda cerca de dez milímetros por ano devido à erosão do subsolo, à construção sem controle e ao aumento do nível do mar, informou nesta sexta-feira a imprensa local.

Sujarit Khoonthanakulwong, chefe do departamento de engenharia da Universidade de Chulalongkorn, afirmou que dentro de 30 ou 50 anos a capital tailandesa pode ficar alagada se não forem aplicadas estritas medidas para conter a erosão.

Em um seminário realizado em Bangcoc, os especialistas disseram que algumas zonas da cidade, como a avenida Ramkhamhaeng, afundam até um centímetro por ano, segundo o jornal "Bangcoc Post".

A erosão do litoral e o aumento do nível do mar já comeu porções de costa em Samut Sakhon e Samut Prakan, províncias adjacentes a Bangcoc onde as autoridades tratam de combater a tendência com a recuperação dos mangues.

As autoridades de Bangcoc precisaram que as medidas para conter o afundamento da cidade incluem a limitação da construção e edifícios em zonas que podem sofrer inundações e a construção de canais de drenagem em torno do rio Chao Phraya.

O afundamento de Bangcoc, em parte devido ao terreno argiloso sobre o qual se assinta, é uma velha advertência dos cientistas, o que não freou o frenesi dos construtores de arranha-céus e shoppings.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaMeio ambienteTailândia

Mais de Mundo

Biden deve ir à posse de Donald Trump nesta segunda-feira?

União Europeia deve traçar 'linhas vermelhas' nas relações com Trump, diz ministro francês

Mais de 200 caminhões de ajuda chegam do Egito no segundo dia de trégua em Gaza

Biden encerra mandato como presidente que concedeu mais perdões da história dos EUA