Mundo

Bandeira taiuanesa desaparece em Londres e provoca mal-estar

O representante taiuanês em Londres considera injustificado o desaparecimento da bandeira de Taiwan, já que o tema é uma questão de ''liberdade de expressão''

Homem carrega bandeira de Taiwan: Este não é o primeiro incidente com bandeiras ocorrido em Londres (MN Chan/Getty Images)

Homem carrega bandeira de Taiwan: Este não é o primeiro incidente com bandeiras ocorrido em Londres (MN Chan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2012 às 20h20.

Taipé - O desaparecimento em Londres de uma bandeira de Taiwan, colocada entre as dos 206 territórios participantes nos Jogos Olímpicos, na Regent Street, provocou críticas da diplomacia da ilha.

O representante taiuanês no Reino Unido, Shen Lyu-shun, fez uma reclamação para a Associação da Regent Street, que organiza a exibição das bandeiras, informou por meio de um comunicado a diplomacia de Taiwan.

Devido à oposição da China, o Comitê Olímpico Internacional (COI) não permite que a bandeira taiuanesa seja exibida nas sedes dos eventos olímpicos, mas as normas do comitê não são aplicadas em locais como a Regent Street.

O representante taiuanês em Londres considera injustificado o desaparecimento da bandeira de Taiwan, já que o tema é uma questão de ''liberdade de expressão'' e ''não deve estar sujeito à interferência de terceiros'', afirmou em clara referência à China.

Este não é o primeiro incidente com bandeiras ocorrido em Londres. Ontem, no jogo da seleção norte-coreana no futebol feminino, foi usada a bandeira da Coreia do Norte.

Embora as relações entre Taiwan e China tenham melhorado desde 2008, as diferenças ideológicas e a disputa pela soberania da ilha persistem.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEsportesOlimpíada de Londres 2012OlimpíadasTaiwan

Mais de Mundo

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump

Parlamento russo aprova lei que proíbe 'propaganda' de estilo de vida sem filhos

Inflação na Argentina sobe 2,7% em outubro; menor valor desde 2021