Mundo

Bandeira taiuanesa desaparece em Londres e provoca mal-estar

O representante taiuanês em Londres considera injustificado o desaparecimento da bandeira de Taiwan, já que o tema é uma questão de ''liberdade de expressão''

Homem carrega bandeira de Taiwan: Este não é o primeiro incidente com bandeiras ocorrido em Londres (MN Chan/Getty Images)

Homem carrega bandeira de Taiwan: Este não é o primeiro incidente com bandeiras ocorrido em Londres (MN Chan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2012 às 20h20.

Taipé - O desaparecimento em Londres de uma bandeira de Taiwan, colocada entre as dos 206 territórios participantes nos Jogos Olímpicos, na Regent Street, provocou críticas da diplomacia da ilha.

O representante taiuanês no Reino Unido, Shen Lyu-shun, fez uma reclamação para a Associação da Regent Street, que organiza a exibição das bandeiras, informou por meio de um comunicado a diplomacia de Taiwan.

Devido à oposição da China, o Comitê Olímpico Internacional (COI) não permite que a bandeira taiuanesa seja exibida nas sedes dos eventos olímpicos, mas as normas do comitê não são aplicadas em locais como a Regent Street.

O representante taiuanês em Londres considera injustificado o desaparecimento da bandeira de Taiwan, já que o tema é uma questão de ''liberdade de expressão'' e ''não deve estar sujeito à interferência de terceiros'', afirmou em clara referência à China.

Este não é o primeiro incidente com bandeiras ocorrido em Londres. Ontem, no jogo da seleção norte-coreana no futebol feminino, foi usada a bandeira da Coreia do Norte.

Embora as relações entre Taiwan e China tenham melhorado desde 2008, as diferenças ideológicas e a disputa pela soberania da ilha persistem.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEsportesOlimpíada de Londres 2012OlimpíadasTaiwan

Mais de Mundo

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo

Ataque cibernético 'grave e contínuo' atinge Singapura, que acusa China; país nega envolvimento