Mundo

Bandeira norte-coreana é hasteada na Coreia do Sul para Olimpíada

Hasteamento ocorreu graças a dispensa especial da Justiça para evitar que o comitê organizador infringisse a lei sul-coreana, que proíbe elogios ao Norte

Bandeira da Coreia do Norte: vinte e dois atletas norte-coreanos participarão dos Jogos de Inverno (Kim Hong-Ji/Reuters)

Bandeira da Coreia do Norte: vinte e dois atletas norte-coreanos participarão dos Jogos de Inverno (Kim Hong-Ji/Reuters)

A

AFP

Publicado em 1 de fevereiro de 2018 às 11h43.

A bandeira nacional da Coreia do Norte foi hasteada na Coreia do Sul nesta quinta-feira em função dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, graças a uma dispensa especial da Justiça para evitar que o comitê organizador infringisse a lei.

As duas Coreias seguem tecnicamente em guerra, já que o conflito terminou em 1953 com um armistício e não um tratado de paz.

De acordo com a legislação sobre segurança nacional, elogiar a Coreia do Norte é ilegal e pode resultar em uma pena de sete anos de prisão. Exibir a bandeira norte-coreana também é ilegal.

Mas para respeitar o protocolo do Comitê Olímpico Internacional (COI), segundo o qual as bandeiras de todos os países participantes devem ser hasteadas, a justiça sul-coreana anunciou uma isenção para as sedes dos Jogos Olímpicos.

A vila olímpica foi inaugurada oficialmente nesta quinta-feira.

A partir de segunda-feira serão organizadas as cerimônias de recepção dos atletas, com a presença da Guarda Militar de Honra sul-coreana, exceto no caso da Coreia do Norte, quando participarão voluntários civis.

O porta-voz do comitê organizador, Lee Ji-Hye, não explicou o motivo, mas a agência de notícias Yonhap informou que o governo não deseja que os soldados sul-coreanos saúdem os símbolos inimigos.

Vinte e dois atletas norte-coreanos participarão dos Jogos de Inverno.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteEsportesDiplomaciaCoreia do SulOlimpíadas de Inverno

Mais de Mundo

ONU aponta deterioração dos direitos humanos na Coreia do Norte

Trump diz que há um 'alto grau de certeza' que suspeito de matar Charlie Kirk foi preso

Proibição de celulares em escola na Finlândia melhora interação e reduz distrações em sala

Preço do bife sobe 16,6% nos EUA com tarifas de Trump no radar; café tem alta de 21,7% em agosto