Mundo

Bancos investirão US$ 175 bilhões em transporte sustentável

O montante será destinado aos países em desenvolvimento

Autoridades filipinas lançam ônibus elétrico: as emissões globais de CO2 provenientes do transporte devem aumentar cerca de 50% até 2030 (Robert Vinas/AFP)

Autoridades filipinas lançam ônibus elétrico: as emissões globais de CO2 provenientes do transporte devem aumentar cerca de 50% até 2030 (Robert Vinas/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2012 às 11h33.

Rio de Janeiro - Os principais bancos de desenvolvimento do planeta anunciaram nesta quarta-feira, paralelamente à conferência da ONU Rio+20, um pacote de 175 bilhões de dólares para apoiar o transporte sustentável em países em desenvolvimento.

O anúncio do pacote de empréstimos e subvenções foi feito por oito bancos multilaterais: o Banco de Desenvolvimento Asiático, o Banco Mundial, a Confederação Andina de Fomento (CAF), o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento, o Banco Europeu de Investimentos e os bancos de desenvolvimento africano e islâmico.

As emissões globais de CO2 (que provocam o aquecimento global) provenientes do transporte devem aumentar cerca de 50% até 2030. Por sua vez, o número de carros privados deverá passar de 800 milhões há uma década para 2 bilhões em 2030.

A Conferência do Desenvolvimento Sustentável da ONU Rio+20 abre oficialmente nesta quarta-feira, com a participação de 193 países e 86 chefes de Estado e de governo.

Acompanhe tudo sobre:BancosEmissões de CO2FinançasMeio ambienteRio+20Setor de transporteSustentabilidadeTransporte e logística

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique