Mundo

Bancos estatais estão emprestando mais, afirma ministro da Venezuela

Caracas - Os bancos estatais venezuelanos estão aumentando os empréstimos ao setor produtivo para estimular a atividade econômica, afirmou o presidente do Banco de Venezuela e ministro de bancos estatais do país, Humberto Ortega. Segundo ele, houve uma expansão na oferta de financiamento para empresas como a rede de hipermercados Bicentenário e a Corporación de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Caracas - Os bancos estatais venezuelanos estão aumentando os empréstimos ao setor produtivo para estimular a atividade econômica, afirmou o presidente do Banco de Venezuela e ministro de bancos estatais do país, Humberto Ortega.

Segundo ele, houve uma expansão na oferta de financiamento para empresas como a rede de hipermercados Bicentenário e a Corporación de Abastecimiento e Servicios Agrícolas - pertencentes ao governo - e também aumentaram os empréstimos para pequenas empresas. O ministro, no entanto, não forneceu outros detalhes sobre as operações.

Ortega disse que, com mais crédito ao setor produtivo, "podemos visualizar que existe a possibilidade de uma recuperação no Produto Interno Bruto (PIB)". Dados divulgados recentemente mostraram que a economia da Venezuela encolheu 5,8% durante o primeiro trimestre, passando assim a registrar quatro trimestres consecutivos de contração. Em 2009, o PIB do país caiu 3,3%.

Analistas disseram que a atividade econômica do país deve ter um leve aquecimento nos próximos meses devido a um provável aumento nos gastos do governo antes das eleições para o poder legislativo, em setembro. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:BancosEmpresas estataisAmérica LatinaVenezuelaFinançasEmpréstimos

Mais de Mundo

Tribunal dos EUA determina que maioria das tarifas implementadas por Trump são ilegais

Operação revista escritórios por supostos casos de suborno com irmã de Milei

Autoridades palestinas pedem aos EUA que 'reconsiderem' decisão de revogar vistos

Guyana ofrece pagos a todos los ciudadanos para 'dividir la riqueza' del petróleo