Mundo

Banco Mundial: emergentes devem puxar crescimento

Economistas do Bird acreditam que crescimento dos países em desenvolvimento ultrapasse o dos desenvolvidos antes de 2015

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - Os países em desenvolvimento devem puxar o crescimento econômico global, segundo avaliação de economistas do Banco Mundial (Bird) que lançaram o livro The Day After Tomorrow: A Handbook on the Future of Economic Policy in the Developing World (O Dia Depois de Amanhã: Um Manual sobre o Futuro da Política Econômica no Mundo em Desenvolvimento), ontem (27), em Washington.

De acordo com o livro, atualmente quase metade do crescimento global provém dos países em desenvolvimento. A projeção é o que essas economias ultrapassem as dos países desenvolvidos antes de 2015. Os países em desenvolvimento da Ásia devem liderar essa virada.

Segundo a publicação, o crescimento nos países em desenvolvimento deve atingir 6,1% em 2010, 5,9% em 2011 e 6,1% em 2012, enquanto os países de alta renda devem chegar a 2,3%, 2,4% e 2,6%, respectivamente.

Os motivos para esse desempenho apontados no livro são: aprendizagem tecnológica mais rápida; maiores classes médias; maior integração comercial Sul-Sul; preços mais altos das commodities; e balancetes mais saudáveis que permitirão o financiamento de investimentos em infraestrutura.

Leia mais notícias sobre os países emergentes

Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:BancosPaíses emergentesFinançasDesenvolvimento econômicoCrescimento econômico

Mais de Mundo

Trump minimiza papel do Hamas e diz que trégua em Gaza funciona bem

Países podem usar lucro do petróleo para custear transição energética, diz Lula

EUA se prepara para 'caos aéreo' com redução do número de voos

Trump diz que anulação de tarifas pela Suprema Corte seria catastrófica