Mundo

Banco Mundial ajudará metrópoles a combater mudanças climáticas

Serão ajudadas as cidades do Grupo C40 que desenvolverem um plano de ações

Os três municípios brasileiros que integram o grupo são o Rio, São Paulo e Curitiba (Getty Images)

Os três municípios brasileiros que integram o grupo são o Rio, São Paulo e Curitiba (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2011 às 11h54.

São Paulo – O Banco Mundial vai ajudar os integrantes do Grupo C40 de Grandes Cidades a combater os efeitos negativos das mudanças climáticas. O anúncio foi feito hoje (1°) durante a plenária de abertura do encontro do grupo, na capital paulista.

No evento, os presidentes do Banco Mundial, Robert Zoellick, e do Grupo C40, Michael Bloomberg, que é também prefeito de Nova York, assinaram o memorando que prevê a parceria. O banco vai dar auxílio técnico para que as cidades desenvolvam um plano de ações contra as mudanças climáticas e também um sistema de controle das emissões de gases de efeito estufa.

Segundo Zoelick, com essas duas medidas, as cidades poderão buscar recursos para implementar as ações planejadas. “As cidades terão mais oportunidade de financiamento, inclusive com investidores privados”, destacou. De acordo com ele, os planos municipais de combate às mudanças climáticas terão que contemplar três pontos. O primeiro é conter ações de prevenção a desastres naturais. Além disso, terão de prever construções mais sustentáveis e envolver a população local nas ações previstas.

O presidente do Grupo C40 ratificou que a medida representará oportunidade de acesso a financiamento para as cidades e planejamento com a qualidade técnica do Banco Mundial. “A parceria é um marco do reconhecimento da liderança das cidades no combate às mudanças climáticas”, destacou Michael Bloomberg.

Os três municípios brasileiros que integram o grupo são o Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalBanco MundialCidadesClimaSustentabilidade

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia