Mundo

Banco da França afirma que economia do país estagnará no 4º trimestre

A entidade havia previsto uma progressão do PIB de apenas 0,1% no terceiro trimestre

O governo espera um aumento do PIB de 1,75 % para este ano, mas diminuiu suas expectativas para 2012 para 1% (Jasper Juinen/Getty Images)

O governo espera um aumento do PIB de 1,75 % para este ano, mas diminuiu suas expectativas para 2012 para 1% (Jasper Juinen/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de novembro de 2011 às 08h29.

Paris - A economia francesa vai sofrer uma estagnação no quarto trimestre de 2011, segundo uma estimativa do Banco da França, que nesta quarta-feira constatou uma deterioração nos indicadores mensais da indústria e do setor de serviços.

A entidade havia previsto uma progressão do PIB de apenas 0,1% no terceiro trimestre, um número que deve ser referendado ou corrigido pelo Instituto Nacional de Estatística (INSEE) na próxima semana.

No segundo trimestre, a economia francesa já tinha vivido uma situação de estagnação, o que levou o INSEE a diminuir sua previsão para o conjunto de 2011 de 2,1% para 1,7%.

O governo espera um aumento do PIB de 1,75 % para este ano, mas diminuiu suas expectativas para 2012 para 1%, frente ao 1,75% que tinha calculado em setembro quando apresentou o projeto de lei de orçamentos.

Essa correção levou o Executivo a apresentar na segunda-feira um novo plano de ajuste que pretende economizar 100 bilhões de euros nos próximos cinco anos.

De acordo com o relatório de hoje do Banco da França, o indicador sintético sobre a produção na indústria perdeu um ponto em outubro e ficou em 96 pontos, abaixo do nível 100 que marca a média de longo prazo.

Nos serviços também houve uma queda de um ponto no indicador sobre a atividade até 95 pontos. 

Acompanhe tudo sobre:BancosCrescimento econômicoCrises em empresasDesenvolvimento econômicoEuropaFinançasFrançaIndicadores econômicosPaíses ricosPIB

Mais de Mundo

Israel afirma que não busca 'escalada ampla' após ataque a Beirute

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto