Mundo

Banco alemão planeja edifício sustentável

O atelier de arquitetura Sauerbruch Hutton fez o projeto do edifício, que possui características rigorosas de eficiência energética

Projeto sustentável para o banco alemão KfW em Frankfurt (Divulgação/ Co.Design/Divulgação)

Projeto sustentável para o banco alemão KfW em Frankfurt (Divulgação/ Co.Design/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de agosto de 2011 às 17h33.

São Paulo - O banco alemão KfW em Frankfurt, provavelmente, será considerado o edifício mais sustentável da Europa. Com metas ousadas, o projeto exige desde economia de energia até controle de quantidade de ar que entra no edifício.

O atelier de arquitetura Sauerbruch Hutton fez o projeto do edifício, com características rigorosas de eficiência energética. Uma das metas é chegar a um consumo de energia de apenas sete kW por metro quadrado, por ano.

Hutton, criou uma espécie de dupla pele, que controla as janelas programadas pelo computador. De forma que é controlada a quantidade de ar que entra da janela e, consequentemente, o clima dentro do edifício adequa-se às estações: prédio quente no inverno e fresco no verão.

O formato do prédio foi construído em um ângulo que facilita a entrada da brisa no seu interior. Há também monitores ambientais que calculam quando e quanto as janelas exteriores devem abrir, considerando a direção do vento, a temperatura e velocidade.

Apesar da funcionalidade, as janelas podem ser facilmente abertas. Toda esta tecnologia tem como objetivo diminuir o uso de equipamentos como aquecedor e ar condicionado. Com duas importantes vantagens: os ganhos ambientais e qualidade do ar, bem mais saudável.

O edifício ganhou o prêmio de Melhor Arranha-Céu da Europa. Agora sua eficiência energética será testada e ele concorrerá a um prêmio específico de sustentabilidade.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEdifícios verdesEuropaMeio ambientePaíses ricosSustentabilidade

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia