Mundo

Ban Ki-moon vai participar da marcha pelo clima, em NY

O secretário afirmou que também participará do Festival do Cidadão Global no Central Park, falando pelos direitos humanos, meio ambiente e fome mundial

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2014 às 16h46.

São Paulo - Não era esperado, mas o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, disse hoje que estará na rua no próximo domingo, dois dias antes da Conferência de Cúpula do Clima da entidade, manifestando-se por “estarmos do lado certo nesta questão crucial de nosso futuro comum”.

“É urgente agir em relação ao clima,” disse ele. “Quanto mais demorarmos, mais pagaremos em vidas e dinheiro”.

O secretário afirmou que também participará do Festival do Cidadão Global no Central Park, falando pelos direitos humanos, meio ambiente e fome mundial.

O encontro de cúpula espera avançar a discussão sobre o corte de emissões de gases de efeito estufa, para manter o aquecimento global na faixa de 2ºC acima dos níveis pré-industriais até 2100, limiar tido como seguro pelos cientistas.

A conferência é um preparo para as negociações do clima em Paris no ano que vem, da qual se espera saia um tratado internacional para vigorar a partir de 2020.

Ban acrescentou: “Estou encorajado por este enorme apoio e resposta da comunidade internacional. Não tempos muito tempo para nos prepararmos e fazermos tudo para chegar a um acordo legal do clima”.

Os organizadores da manifestação esperam dezenas de milhares de pessoa na marcha, em Nova York e em outras grandes cidades.

Ontem foi divulgado que a ONU nomeou o ator Leonardo DiCaprio como seu “mensageiro da paz”, com responsabilidade especial pela mudança do clima.

Acompanhe tudo sobre:ClimaONU

Mais de Mundo

Trump assina ordens impondo tarifas de 25% para México e Canadá e 10% para a China

Trump diz que Venezuela 'aceitou' receber migrantes deportados, incluindo criminosos

Papa Francisco se desequilibra após quebrar parte da bengala

Israel pede informações de crianças reféns após libertação de pai neste sábado