Mundo

Ban Ki-moon quer resultados na luta contra aquecimento global

O secretário-geral da ONU se comprometeu a prosseguir com os esforços para obter "verdadeiros resultados" nessa área

Ban Ki-moon fez as declarações durante  uma visita às ilhas do Pacífico ameaçadas pela elevação dos oceanos (Torsten Blackwood/AFP)

Ban Ki-moon fez as declarações durante uma visita às ilhas do Pacífico ameaçadas pela elevação dos oceanos (Torsten Blackwood/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2011 às 09h41.

Tarawa - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se comprometeu nesta segunda-feira, durante uma visita às ilhas do Pacífico ameaçadas pelo aumento do nível do mar, a prosseguir com os esforços para obter "verdadeiros resultados" na luta contra o aquecimento global.

"Vou ser o porta-voz de vossas preocupações ante o mundo, na Assembleia Geral das Nações Unidas e nas negociações sobre as mudanças climáticas em Durban no fim do ano", prometeu Ban Ki-moon, na presença do presidente de Kiribati, Anote Tong.

"Prosseguirei meus esforços até que obtenhamos verdadeiros resultados", acrescentou, antes de chamar de "linha de frente" contra o aquecimento global o Pacífico e suas muitas ilhas ameaçadas pela elevação dos oceanos.

Apesar das promessas, o presidente Tong considerou "altamente improvável a curto prazo qualquer progresso significativo nas negociações sobre as mudanças climáticas".

A Conferêcia de Durban, de 28 de novembro a 9 de dezembro, representa a última oportunidade para a comunidade internacional ampliar o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012.

O protocolo é o único instrumento legal que obriga os países ricos a reduzir as emissões de gases que provocam o efeito estufa. Mas Estados Unidos, Rússia, Japão e Canadá já anteciparam que rejeitarão um acordo vinculante em Durban.

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalClimaOceanosONU

Mais de Mundo

Otan afirma que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia

Líder da Coreia do Norte diz que diálogo anterior com EUA apenas confirmou hostilidade entre países

Maduro afirma que começa nova etapa na 'poderosa aliança' da Venezuela com Irã

Presidente da Colômbia alega ter discutido com Milei na cúpula do G20