Mundo

Ban dá condolências por mortes em naufrágio de navio

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lamentou a tragédia do naufrágio de uma barcaça de imigrantes em frente à costa da ilha italiana de Lampedusa


	Ban Ki-moon: secretário-geral deu as condolências pelos falecidos e afirmou que confia que esta nova tragédia sirva como "outro chamado à ação"
 (Michael Kooren/Reuters)

Ban Ki-moon: secretário-geral deu as condolências pelos falecidos e afirmou que confia que esta nova tragédia sirva como "outro chamado à ação" (Michael Kooren/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2013 às 19h30.

Nações Unidas - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lamentou a tragédia do naufrágio de uma barcaça de imigrantes nesta quinta-feira em frente à costa da ilha italiana de Lampedusa, na Sicília e que já deixou 94 mortos.

"Dúzias de imigrantes africanos morreram no Mediterrâneo depois que o barco no qual viajavam afundou", disse Ban durante a inauguração de um evento de alto nível de dois dias na sede das Nações Unidas sobre migração.

Em seu discurso na Assembleia Geral, o secretário-geral deu as condolências pelos falecidos e afirmou que confia que esta nova tragédia sirva como "outro chamado à ação" da comunidade internacional diante do fenômeno da migração.

Pelo menos 94 imigrantes ilegais morreram e mais de 250 estão desaparecidos depois do naufrágio de uma embarcação na qual viajavam cerca de 500 pessoas, originárias de Eritréia e Somália, e que tentava chegar à ilha italiana de Lampedusa, ao sul da Sicília.

Somente 147 pessoas foram resgatadas com vida até o momento.

Este é o segundo desastre das mesmas características ocorrido esta semana no litoral da Itália. Na segunda-feira 13 homens se afogaram também na costa sul da Itália enquanto tentavam chegar nadando até a margem.

Em 10 de agosto, outros seis imigrantes ilegais, entre eles um menor de idade, morreram ao tentar alcançar nadando a costa da Sicília depois que o pesqueiro em que viajavam com outra centena de imigrante vindos de Síria e Egito encalhou.

Acompanhe tudo sobre:EuropaItáliaMortesNaufrágiosONUPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Quanto um Papa ganha? Entenda de onde vem sustento do Pontífice

China avança em abertura regulatória com foco em empresas internacionais

Em Moscou, Lula defende parceria estratégica entre Brasil e Rússia

Israel ficará fora do plano dos EUA para distribuir ajuda alimentar em Gaza