Mundo

Ban elogia chilenos pelo resgate dos mineiros

Secretário-geral das Nações Unidas se referiu aos trabalhadores que passaram 69 dias dentro da mina de San José como `33 heróicos mineiros´

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, considerou o resgate chileno um `extraordinário triunfo do engenho e do espírito humano´ (Arquivo/AFP)

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, considerou o resgate chileno um `extraordinário triunfo do engenho e do espírito humano´ (Arquivo/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 11h04.

Nova York - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, enviou hoje aos chilenos uma mensagem de felicitação pelo resgate dos 33 "heroicos mineradores" presos durante 70 dias na mina San José, em Copiapó (Chile).

"Celebro junto com o povo do Chile e com as famílias destes heroicos mineradores este extraordinário triunfo do engenho e do espírito humano", disse Ban em comunicado divulgado nesta quinta-feira pelas Nações Unidas.

Ban destacou que os 33 mineradores soterrados durante mais de dois meses na mina "trabalharam juntos e nunca desistiram", e acrescentou que "todos devem aprender com sua coragem e perseverança".

O secretário-geral da ONU também cumprimentou "todos os que deram uma mão nos esforços de resgate e todos os que rezaram e tiveram esperança".

Na madrugada da quinta-feira chegou à superfície o último trabalhador, o capataz Luis Urzúa, o que marcou o final da maior operação de salvamento subterrâneo da história com o resgate de 33 mineradores que durante 70 dias sobreviveram a 700 metros de profundidade.

Leia mais notícias sobre a ONU

Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileIndústriaMineraçãoONU

Mais de Mundo

Putin propõe marcar conversas de paz diretas com Ucrânia em 15 de maio

Trump pede 20 mil novos policiais para reforço nas deportações de imigrantes

Trump diz que houve 'reset total' e 'grande progresso' em negociação de tarifas com a China

Museu, balé e catedral: saiba qual foi a programação da visita de Janja à Rússia