Mundo

Ban alerta Israel sobre consequências de evacuações forçadas

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, manifestou preocupação após Israel solicitar que cidadãos do norte de Gaza deixassem suas casas

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante discurso (Muhammad Hamed/Reuters)

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante discurso (Muhammad Hamed/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de julho de 2014 às 10h47.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, manifestou preocupação nesta segunda-feira depois que o Exército de Israel solicitou que os cidadãos do norte da Faixa de Gaza deixassem suas casas devido aos novos bombardeios previstos nessa localidade e advertiu o Estado judeu sobre as consequências humanitárias que esse deslocamento de população pode gerar.

Ban, através de seu porta-voz, afirmou que recebeu informações que as Forças Armadas israelenses jogaram panfletos nessa região pedindo que os "milhares de residentes" deixassem as suas casas e se dirigissem à Cidade de Gaza.

"Se isso é certo, teria um impacto humanitário ainda mais devastador nos civis dessas áreas da Faixa de Gaza, que já sofreram imensamente nos últimos dias", advertiu o diplomata da ONU.

Segundo Ban, as agências da ONU presentes na região "não têm os recursos no terreno para enfrentar, ou dar assistência, a um enorme influxo adicional de pessoas desesperadas".

Por isso, pediu que "todas as partes evitassem qualquer escalada neste momento" e reforçou que todos os atores devem cumprir com suas obrigações sob a lei humanitária internacional.

Além disso, lembrou que isso significa a segurança dos civis e a "proporcionalidade em qualquer tipo de resposta militar".

Ban, que horas antes já tinha criticado a intervenção armada de Israel em Gaza, reiterou também a condenação aos disparos de mísseis e à construção de túneis pelas milícias palestinas e voltou a exigir que as partes acabem com a violência o mais rápido possível.

Acompanhe tudo sobre:Faixa de GazaIsraelONUPalestina

Mais de Mundo

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga