Mundo

Balão que caiu no Texas teria atingido linha de alta tensão

A imprensa local e os moradores da área da tragédia afirmaram que o balão poderia ter tocado uma linha que atravessa campos próximos à cidade de Lockhart


	Queda de balão no Texas: este foi o acidente mais grave com um balão na história dos Estados Unidos
 (Ralph Barrera/Austin American-Statesman/Reuters)

Queda de balão no Texas: este foi o acidente mais grave com um balão na história dos Estados Unidos (Ralph Barrera/Austin American-Statesman/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2016 às 08h40.

O balão que pegou fogo e caiu no sábado no Texas, uma tragédia que matou 16 pessoas, pode ter encostado em uma linha de alta tensão, indicou o coordenador da investigação.

"Há indícios materiais que demonstram que o balão, ou uma parte do balão, bateu na rede elétrica", disse Robert Sumwalt, da Agência Federal de Segurança nos Transportes (NTSB).

A imprensa local e os moradores da área da tragédia afirmaram que o balão poderia ter tocado uma linha de energia elétrica de alta tensão, que atravessa campos próximos à cidade de Lockhart, 50 km ao sul de Austin, capital do Texas.

"O delegado Dan Law e o Departamento de Segurança Pública do Texas confirmam que 16 pessoas morreram no incidente com o balão no condado de Caldwell", anunciou a polícia.

"A identificação das vítimas será um processo longo, segundo a NTSB e os serviços médicos", destacou a administração do condado.

Este foi o acidente mais grave com um balão na história dos Estados Unidos.

A NTSB dirige a investigação, que conta com a participação da Agência Federal de Aviação (FAA) e da Polícia Federal (FBI).

A NTSB enviou no sábado uma equipe de especialistas técnicos de Washington para o lugar do acidente, onde eles primeiro irão examinar a região a pé e observar "três elementos: o humano, a máquina e o meio ambiente", explicou Sumwalt.

O clima não parece ter sido um problema, já que as temperaturas estavam moderadas e o vento estava fraco.

A NTSB pediu aos moradores que apresentem qualquer vídeo feito durante a tragédia.

Os investigadores também buscam pistas do acidente em 14 aparelhos - telefones câmeras e um iPad - encontrados no local da catástrofe, segundo o jornal Austin American-Statesman.

O canal CNN e meios de comunicação do Texas informaram que o piloto do balão, que também morreu na tragédia, se chamava Alfred "Skip" Nichols e era proprietário da empresa Heart of Texas Hot Air Balloon Rides.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Câmara dos Deputados da Argentina aprova projeto de Milei para suspender eleições primárias

EUA apreendem avião do governo Maduro na República Dominicana

Governo Trump aplica primeiras sanções contra o setor petrolífero do Irã

Futuro representante do Comércio dos EUA não descarta impor tarifas universais