Mundo

Na Bahia, Serra diz ter ´ideias coerentes´

Em tom moderado, pontuando o discurso e medindo as palavras, o candidato disse estar pronto a falar tudo o que pensa.

O candidato voltou a falar sobre o assédio político a Marina Silva (.)

O candidato voltou a falar sobre o assédio político a Marina Silva (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - Um discurso improvisado no teto de uma picape, no centro comercial da cidade, marcou a passagem de José Serra (PSDB) ontem por Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, a 509 km de Salvador. Recepcionado por uma multidão estimada em 5 mil pessoas, segundo a PM, e 8 mil, de acordo com os organizadores, Serra foi comedido, quando provocado pelos jornalistas sobre a falta de propostas para o País durante a campanha e a polêmica em torno do aborto.

Segundo ele, "os candidatos colocam propostas para o Brasil, mas as pessoas colocam perguntas e querem saber o que os candidatos pensam, como foi sua vida, o que eles querem e quais são seus valores. Isso não é uma pauta fixada pelos candidatos, mas sim pela população".

Em tom moderado, pontuando o discurso e medindo as palavras, disse estar pronto a falar tudo o que pensa. "Não tenho nada secreto. Tenho sido muito coerente. Não mudo de ideia de um dia para o outro. Quando a gente muda, chama muito a atenção, mas no meu caso nunca chamo porque minhas ideias são coerentes ao longo do tempo."

Projetos do PV
O candidato voltou a falar sobre o assédio político a Marina Silva, mas negou qualquer tipo de pressão para angariar apoio dos verdes. "Não estamos trabalhando no sentido de constranger, pressionar. Nada parecido. Sou contra porque os partidos, as lideranças como a Marina têm liberdade para decidir, sem qualquer espécie de constrangimento, de assédio, de insistência."

Ele afirmou, no entanto, que seu eventual governo deverá abraçar projetos do PV. "Vamos abraçar, sim, sem dúvida alguma. Basta lembrar que em São Paulo o PV esteve comigo, tanto na prefeitura quanto no governo do Estado."

O candidato havia prometido estar na cidade em setembro, no curso do primeiro turno, mas mudou de planos e deixou brecha para que Marina conhecesse de perto o eleitorado que viera lhe conferir 26.880 votos, equivalente a 18,67% dos válidos. Ainda assim Serra conseguiu superar a candidata petista no maior reduto eleitoral do partido no Estado, obtendo 59.420 votos (41 27% dos válidos), contra 56.780 (39,43%) conferidos a Dilma Rousseff. Na Bahia, além de Conquista, Serra só conseguiu frente em Tancredo Neves. O Estado tem 417 municípios.

Como gratidão, conforme deixou claro, não poupou promessas, embora utilizando outro termo. "Não faço promessa. Faço anúncio e aqui, nessa praça, anuncio que Vitória da Conquista pode esperar barragens, universidade federal, aeroporto, saneamento, esgoto, água tratada para indústria, agricultura e famílias." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 

Leia mais notícias sobre Eleições 2010

Siga as notícias de Eleições 2010 no Twitter

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesJosé SerraOposição políticaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPSDB

Mais de Mundo

Califórnia promete intervir se Trump eliminar incentivos fiscais a veículos elétricos

Trump diz que taxará produtos do México e Canadá assim que assumir a presidência

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais