Mundo

Aviões russos violam espaço aéreo da Ucrânia

"Posso confirmar que em várias ocasiões nas últimas 24 horas, aviões russos entraram no espaço aéreo ucraniano", disse o coronel Steven Warren

Caça russo Sukhoi Su-35: após Ucrânia anunciar operações militares contra separatistas pró-Rússi, Moscou iniciou manobras na fronteira entre os dois países e ameaçou intervir (AFP)

Caça russo Sukhoi Su-35: após Ucrânia anunciar operações militares contra separatistas pró-Rússi, Moscou iniciou manobras na fronteira entre os dois países e ameaçou intervir (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2014 às 21h17.

Aviões russos violaram o espaço aéreo da Ucrânia várias vezes nas últimas 24 horas, informou nesta sexta-feira um porta-voz do Pentágono, no último sinal do crescente enfrentamento entre Moscou e Kiev.

"Posso confirmar que em várias ocasiões nas últimas 24 horas, aviões russos entraram no espaço aéreo ucraniano", disse o coronel Steven Warren, que pediu a Moscou que adote "medidas imediatas para distender a situação".

O secretário americano de Defesa, Chuck Hagel, tentou coordenar uma conversa por telefone com seu colega russo para discutir a crise, mas Moscou não respondeu à proposta, informou Warren.

Após a Ucrânia anunciar operações militares contra os separatistas pró-Rússia no leste do país, Moscou iniciou manobras na fronteira entre os dois países e ameaçou intervir.

As autoridades pró-ocidentais de Kiev afirmam que a Rússia prepara uma invasão ou tenta desestabilizar a situação política do país antes das eleições antecipadas convocadas para 25 de maio.

Nesta sexta-feira, um helicóptero do Exército ucraniano foi atingido por um foguete quando pousava no aeroporto de Kramatorsk (leste), e o piloto se feriu.

Já o bastião pró-Rússia de Slaviansk está sob assédio após um ataque de tanques do Exército ucraniano.

Um jornalista da AFP viu soldados fortemente armados montando um posto de controle a 30 quilômetros da cidade, enquanto blindados seguiam para oeste.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAviõesEuropaRússiaTransportesUcrâniaVeículos

Mais de Mundo

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo

Ataque cibernético 'grave e contínuo' atinge Singapura, que acusa China; país nega envolvimento