Mundo

Avião russo entrou no espaço aéreo ucraniano, diz Pentágono

Pentágono pediu a Moscou que "tome medidas imediatas para acalmar a situação"


	Homem armado em frente a edifício de Slaviansk: divulgação ocorre um dia depois de o Pentágono criticar anúncio da Rússia de novos exercícios militares perto da fronteira
 (Kirill Kudriavtsev/AFP)

Homem armado em frente a edifício de Slaviansk: divulgação ocorre um dia depois de o Pentágono criticar anúncio da Rússia de novos exercícios militares perto da fronteira (Kirill Kudriavtsev/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2014 às 20h28.

Washington - Aviões russos entraram repetidamente no espaço aéreo ucraniano nas últimas 24 horas, disse um porta-voz do Pentágono nesta sexta-feira, pedindo a Moscou que "tome medidas imediatas para acalmar a situação".

"Eu posso confirmar que em várias ocasiões nas últimas 24 horas um avião russo entrou no espaço aéreo ucraniano", disse o porta-voz, coronel Steve Warren.

A divulgação aconteceu um dia depois de o Pentágono criticar duramente o anúncio da Rússia de novos exercícios militares perto da fronteira com a Ucrânia. O secretário de Defesa norte-americano, Chuck Hagel, considerou a atividade militar russa ao longo da fronteira "perigosamente desestabilizadora" e provocativa.

O Pentágono confirmou relatos russos de que o principal oficial militar dos EUA, o general Martin Dempsey, conversou na quinta-feira por telefone com o general russo, Valery Gerasimov, o chefe do Estado-Maior, sem dar detalhes sobre a conversa.

A agência de notícias russa Interfax afirmou que Gerasimov disse a Dempsey que a Ucrânia tinha mobilizado um "grupo substancial de forças" perto da fronteira com a Rússia, incluindo tropas cujo objetivo era fazer sabotagem.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)EuropaRússiaCrise políticaUcrânia

Mais de Mundo

Decisão da venda de chips da Nvidia à China está na mesa de Trump, diz secretário

Vulcão na Etiópia entra em erupção pela 1ª vez após quase 12 mil anos

Trump diz que visitará China em abril após 'ótima conversa' com Xi

EUA designa Cartel de los Soles, da Venezuela, como organização terrorista