Mundo

Avião que caiu na Rússia havia sofrido acidente no Brasil

Avião que caiu no domingo na Rússia havia pertencido a sete companhias aéreas, entre elas a Rio Sul, com a qual sofreu um grave acidente no Brasil em 2001

Destroços do Boeing 737 em aeroporto na Rússia: em dezembro de 2001, a aeronave sofreu um grave acidente no aeroporto de Belo Horizonte (AFP)

Destroços do Boeing 737 em aeroporto na Rússia: em dezembro de 2001, a aeronave sofreu um grave acidente no aeroporto de Belo Horizonte (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2013 às 07h52.

Moscou - O avião que caiu no domingo no aeroporto de Kazan, na Rússia, havia pertencido durante 23 anos a sete companhias aéreas, entre elas a Rio Sul, com a qual sofreu um grave acidente no Brasil em 2001, segundo a imprensa.

O Boeing 737-500, procedente de Moscou, caiu no domingo à noite no aeroporto de Kazan e pegou fogo. Os 44 passageiros e seis membros da tripulação morreram no acidente.

A aeronave da companhia russa Tatarstan, que fez o primeiro voo em 1990, teve como primeiro proprietário a companhia aérea francesa Euralair Horizons, que fechou em 2005, e a Air France durante três anos, segundo o site AirFleets.fr.

Passou então ao controle da Uganda Airlines durante quase cinco anos e depois, durante três anos, pertenceu à brasileira Rio Sul. Depois passou pela romena Blue Air e pela Bulgaria Air, antes de ser adquirida pela russa Tatarstan.

Em dezembro de 2001, quando pertencia à Rio Sul, sofreu um grave acidente durante o pouso no aeroporto de Belo Horizonte, que não provocou vítimas, segundo a agência Itar-Tass, que cita a imprensa brasileira.

Sob forte chuva, o avião, que transportava 108 pessoas, tocou no solo antes da pista, subiu e voltou a cair brutalmente na pista, quando parte do trem de pouso quebrou. A aeronave deslizou sobre o motor situado na asa esquerda durante 1,7 km antes de parar.

O avião passou por profundos reparos antes de voltar a ser colocado em serviço.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoÁsiaAviõesEuropaRússiaTransportesVeículos

Mais de Mundo

Zelensky pede mais sistemas de defesa antiaérea após semana de fortes bombardeios

Após G20, Brasil assume Brics em novo contexto global

Guerra na Ucrânia chega aos mil dias à espera de Trump e sob ameaça nuclear de Putin

Eleição no Uruguai: disputa pela Presidência neste domingo deverá ser decidida voto a voto