Mundo

Avião norueguês interrompe pouso para evitar horas extras

A companhia alojou ou proporcionou meios de transporte aos 40 passageiros


	Um avião voa sobre o aeroporto de Gardermoen, perto de Oslo: a companhia SAS afirmou que a mudança de última hora foi motivada pela lei muito rígida na Noruega
 (Larsen Hakon Mosvold/AFP)

Um avião voa sobre o aeroporto de Gardermoen, perto de Oslo: a companhia SAS afirmou que a mudança de última hora foi motivada pela lei muito rígida na Noruega (Larsen Hakon Mosvold/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2012 às 11h26.

Oslo - Um avião norueguês com 40 passageiros a bordo interrompeu a fase de pouso para retornar ao aeroporto de origem, a centenas de quilômetros, com o objetivo de evitar que a tripulação superasse o tempo de trabalho regulamentar, informa a imprensa local.

O avião da companhia regional Wideroe, que pertence ao grupo SAS, pousaria em Mosjoen, uma pequena cidade do norte da Noruega, quando retornou para Trondheim, 300 km ao sul, segundo o jornal local Rana Blad.

"Pouco depois, o comandante disse pelo sistema de som que era completamente incrível, mas que havia decidido voltar", contou o passageiro Steinar Henriksen.

A companhia alojou ou proporcionou meios de transporte aos passageiros e afirmou que a mudança de última hora foi motivada pela lei muito rígida na Noruega.

"Infelizmente, o avião decolou com uma tripulação cujo tempo de trabalho chegava ao fim. Temos horários de trabalho rígidos impostos pelas autoridades e que não podemos descumprir", declarou o porta-voz da Wideroe, Richard Kongsteien.

"Se o avião tivesse pousado, teríamos que permanecer imobilizados em Mosjoen porque não contávamos com tripulação reserva no local e o programa restante da noite para a aeronave teria que ser cancelado", completou.

Assim, a situação teria afetado mais de 200 passageiros, ao invés de 40.

Acompanhe tudo sobre:AviõesDireitos trabalhistasEuropaNoruegaPaíses ricosTransportesVeículos

Mais de Mundo

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump