Mundo

Avião movido a energia solar faz primeiro voo na América

O avião solar ganhou fama em 2010, quando conseguiu voar durante 26 horas consecutivas pelo céu suíço

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2013 às 15h20.

Depois de fazer história na Europa e na África, o Solar Impulse - avião movido a energia solar que foi idealizado pelos suíços Bertrand Piccard e André Borschberg - está vindo para o continente americano. Em maio, ele voará pelos Estados Unidos, de ponta a ponta do país, com parada em cinco Estados.

Equipado com 12 mil painéis solares, que permitem que o avião voe sem combustível fóssil, o Solar Impulse deve decolar no dia 1º do próximo mês, se as condições de tempo ajudarem, rumo aos Estados de Arizona, Texas, Washington e Nova York. O quinto destino ainda não foi decidido: Geórgia, Tennessee e Missouri estão no páreo.

A expedição pelos Estados Unidos está prevista para acabar em julho e será a última aventura dos suíços Piccard e Borschberg antes de dar a volta ao mundo em uma nova versão do Solar Impulse. A viagem está programada para 2015.

O avião solar ganhou fama em 2010, quando conseguiu voar durante 26 horas consecutivas pelo céu suíço. Um ano depois, o Solar Impulse realizou sua primeira viagem internacional, até a Bélgica, e em 2012 fez um voo intercontinental, entre Europa e África.

Acompanhe tudo sobre:AviõesEnergiaEnergia solarInfraestruturaSustentabilidadeTransportesVeículos

Mais de Mundo

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump

Hamas liberta primeiras reféns parte do acordo de cessar-fogo com Israel