Mundo

Avião da FAB com corpo de Itamar chega a Juiz de Fora

Corpo será velado na Câmara Municipal da cidade

Itamar Franco: corpo será velado em Juiz de Fora (José Cruz / Agência Brasil)

Itamar Franco: corpo será velado em Juiz de Fora (José Cruz / Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2011 às 09h32.

Juiz de Fora, MG - O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que levou o corpo do senador e ex-presidente Itamar Franco de São Paulo a Minas Gerais na manhã deste domingo chegou ao aeroporto de Juiz de Fora (MG) pouco depois das 10h20.

Um grupo de aproximadamente 200 pessoas se aglomerava em frente à Câmara Municipal de Juiz de Fora (MG), na Praça Henrique Halfeld, no centro da cidade mineira, para participar do velório do corpo do senador e ex-presidente da República. A população espera a abertura dos portões para poder ter acesso ao local, onde serão prestadas homenagens a Itamar Franco, que foi prefeito de Juiz de Fora em duas ocasiões.

A Polícia Militar cercou o local com alambrados e contará com 700 homens, espalhados pela praça e seu entorno, no apoio à cerimônia. Segundo os policiais militares, a expectativa é de que o corpo do ex-presidente siga do aeroporto em cortejo pela cidade. O avião da FAB que leva o corpo do ex-presidente decolou do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às 9h15.

Entre as autoridades previstas para participar do velório de Itamar, estão o vice-presidente da República, Michel Temer; o presidente do Senado, José Sarney; 18 senadores, entre eles Aécio Neves (PSDB-MG), e o governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia.

O senador Itamar Franco (PPS), presidente da República de 1992 a 1994, morreu na manhã de sábado, aos 81 anos, em São Paulo, vítima de leucemia. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein desde o dia 21 de maio e permanecia licenciado de suas atividades no Senado. Nos últimos dias, o senador apresentou um quadro de pneumonia grave e foi transferido para a UTI. Nas últimas horas de vida, foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) e entrou em coma. Segundo o hospital, Itamar morreu por volta das 10h15 da manhã.

Depois de Juiz de Fora, o corpo do ex-presidente seguirá para o Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, onde será velado na segunda-feira e depois cremado. As cinzas serão levadas para Juiz de Fora e colocadas no túmulo da mãe do ex-presidente. A Presidência da República decretou luto oficial por sete dias.

Acompanhe tudo sobre:CongressoItamar FrancoPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha