Mundo

Avião da delegação síria com destino a Genebra é detido

Avião no qual o ministro sírio de Relações Exteriores, Walid Muallem, viaja para a Suíça está retido há mais de três horas em Atenas


	O ministro das Relações Exteriores da Síria, Walid Muallem: avião não pôde reabastecer em função do embargo internacional à Síria
 (Louai Beshara/AFP)

O ministro das Relações Exteriores da Síria, Walid Muallem: avião não pôde reabastecer em função do embargo internacional à Síria (Louai Beshara/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2014 às 12h15.

Atenas - O avião no qual o ministro sírio de Relações Exteriores, Walid Muallem, viaja para a Suíça para participar da conferência Genebra 2 está retido há mais de três horas no aeroporto de Atenas (Grécia), onde não conseguiu reabastecer em função do embargo internacional ao país árabe.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores grego disse à Agência Efe que o problema foi resolvido e as autoridades aeroportuárias receberam ordem para permitir o reabastecimento do avião, que em breve poderá retomar o voo.

O porta-voz afirmou que o atraso ocorreu devido aos "controles pertinentes" realizados em todos os aviões de países submetidos a embargo.

Fontes da aviação civil, em declaração à Efe, atribuíram a retenção ao embargo imposto pela UE ao regime sírio, mas confirmaram que se recebeu a autorização para que o avião possa reabastecer e decolar em seguida.

O ministro sírio das Relações Exteriores tem em princípio previsto para ainda hoje uma reunião com seu colega russo, Sergei Lavrov, antes de participar amanhã na conferência.

A conferência de paz para a Síria, denominada Genebra 2, será inaugurada em Montreux (Suíça) com o objetivo de deter uma guerra civil iniciada há três anos e que causou mais de 100 mil mortos, segundo a ONU.

As autoridades sírias denunciaram que foi proibido reabastecer o avião de sua delegação no aeroporto de Atenas.

Segundo a televisão oficial, a aeronave aterrissou no aeroporto internacional da capital grega, mas lhe impediram de reabastecer.

O mesmo canal disse que o avião tinha todas as permissões para circular pelo espaço aéreo internacional e para repor seu combustível, e culpou o Ministério das Relações Exteriores grego de criar obstáculos.

Como consequência do incidente, a emissora acrescentou que a delegação chegará com três horas de atraso a Montreux, onde espera-se que amanhã comece a convenção de Genebra.

A delegação do regime sírio é composta pelo ministro das Relações Exteriores, Walid Muallem; o responsável da pasta de Informação, Omran Zubi; pela conselheira presidencial Buzaina Shabaan e pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Faiçal Miqdad.

Também é integrada pelos conselheiros do Ministério das Relações Exteriores Ahmad Arnus, Hosam Alá e Osama Ali, o embaixador sírio perante a ONU, Bashar Yafari, e a diretora de imprensa da presidência, Luna al Chebel. 

*Atualizada às 13h15 do dia 21/01/2014

Acompanhe tudo sobre:SíriaVeículosTransportesDiplomaciaAviões

Mais de Mundo

Trump diz que tarifas sobre Brasil foram impostas pelo 'que o governo está fazendo'

Trump diz que EUA irão derrubar aviões militares venezuelanos que ameacem suas tropas

Operação de imigração nos EUA detém 475 pessoas em fábrica da Hyundai na Geórgia

Trump assina ordem executiva para renomear Departamento de Defesa como Departamento da Guerra