Mundo

Avião com propulsão solar faz seu segundo voo internacional

A aeronave suíça usa tanto energia solar quanto bateria, sendo capaz de voar em dias nublados

Aviação suíço movido a energia solar (AFP/Thierry Roge)

Aviação suíço movido a energia solar (AFP/Thierry Roge)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2011 às 08h59.

Bruxelas - Um avião suíço com propulsão a energia solar decolou neste sábado de Bruxelas para realizar seu segundo voo internacional rumo a Le Bourget, nos arredores de Paris, onde é esperado no Salão Internacional de Aeronáutica e do Espaço.

A aeronave decolou às 18h37m (16h37m GMT) com um céu nublado, de acordo com imagens divulgadas pelo site da empresa Solar Impulse (www.solarimpulse.com), responsável pela construção do avião.

Chuva e fortes ventos impediram que a aeronave concebida pelo aeronauta suíço Bertrand Piccard levantasse voo no final da madrugada, adiando a viagem para o início da noite.

Durante as primeiras horas do voo, o avião utiliza parte da energia solar armazenada antes do por do sol. A partir daí, ele utilizará de baterias - recarregadas na sexta-feira - de acordo com os responsáveis pela aeronave.

A uma velocidade de 45 km/h, o avião chegará a La Bourget por volta das 22h (20h GMT). "A aterrisagem provavelmente irá atrasar porque a aeronave terá que aguardar a autorização do espaço aéreo para atravessar o aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, porque Le Bouget fica do outro lado deste requisitado terminal", explica uma mensagem publicada no site.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoEnergiaEnergia solarInfraestruturaInovaçãoSetor de transporte

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA