Mundo

Avião achado sem sobreviventes em Moçambique

O voo TM 470 decolou na sexta-feira de Maputo com destino a Luana, com 27 passageiros a bordo. Entre eles, havia um cidadão brasileiro

Homenagem dos sul-africano feita em 19 de outubro de 2006 ao presidente moçambicano Samora Machel, falecido queda de seu avião em 1986 na África do Sul (©afp.com / Alexander Joe)

Homenagem dos sul-africano feita em 19 de outubro de 2006 ao presidente moçambicano Samora Machel, falecido queda de seu avião em 1986 na África do Sul (©afp.com / Alexander Joe)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2013 às 10h12.

Windhoek (AFP) - Um avião da LAM, companhia nacional de Moçambique, que viajava para Angola, foi achado carbonizado na Namíbia e sem sobreviventes entre as mais de 30 pessoas de diversas nacionalidades que estavam a bordo, anunciou a polícia neste sábado. Entre os passageiros, havia um cidadão brasileiro.

"Minha equipe encontrou o aparelho. Não há sobreviventes. O avião está carbonizado por completo", declarou à AFP o coordenador da polícia da região namíbia de Kavango (nordeste), Willie Bampton, depois de várias horas de busca em uma zona pouco povoada no parque nacional de Bwabwata.

O voo TM 470 decolou na sexta-feira de Maputo com destino a Luana, com 27 passageiros a bordo: dez moçambicanos, nove angolanos, cinco portugueses, um francês, um brasileiro e um chinês, segundo um comunicado da LAM.

En Maputo, as autoridades se negaram por ora a fazer comentários, e simplesmente confirmaram que havia 33 pessoas a bordo, incluindo a tripulação.

Uma reunião de crise do gabinte foi convocada para o palácio presidencial.

Segundo um técnico do aeroporto, que pediu para não ser identificado, o avião teria caído por causa do mau tempo.

O acidente é o mais grave na história da aviação civil de Moçambique desde a misteriosa queda do avião do presidente Samora Machel em 1986 na África do Sul, quando morreram 34 pessoas.

Em 2011, a União Europeia proibiu a LAM de voar em seu espaço aéreo.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviao

Mais de Mundo

Justiça da Bolívia retira Evo Morales da chefia do partido governista após quase 3 décadas

Aerolineas Argentinas fecha acordo com sindicatos após meses de conflito

Agricultores franceses jogam esterco em prédio em ação contra acordo com Mercosul

Em fórum com Trump, Milei defende nova aliança política, comercial e militar com EUA