EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 25 de março de 2011 às 06h59.
Londres - Aviões do Reino Unido lançaram mísseis contra veículos blindados líbios na noite de quinta-feira, no sexto dia das operações de vigilância da zona de exclusão aérea sobre a Líbia, informou nesta sexta o ministro da Defesa britânico, Liam Fox.
Fox disse que os aviões Tornado, em missão de reconhecimento sobre a Líbia, atacaram com mísseis Brimstone os veículos que "ameaçavam a população civil de Ajdabiya".
Segundo o ministro, os mísseis são de "alta precisão" usados contra "alvos móveis".
"O Reino Unido e seus parceiros internacionais permanecem implicados nas operações para apoiar a resolução 1.973 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, para fazer cumprir a zona de exclusão aérea", afirmou Fox.
Anteriormente, o Governo britânico qualificara de "significativo passo adiante" o acordo da Otan para assumir o comando militar das operações de vigilância da zona de exclusão aérea e destacou a decisão dos Emirados Árabes Unidos (EAU) de fornecer 12 aviões para esta missão.
Um porta-voz do Governo britânico indicou que a decisão tomada na noite de ontem pela Aliança Atlântica e os EAU evidencia "a fortaleza e a envergadura da coalizão implicada na proteção da população da Líbia".