Mundo

Aviação britânica ataca veículos blindados líbios

Foram usados mísseis contra o governo de Muammar Kadafi

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de março de 2011 às 06h59.

Londres - Aviões do Reino Unido lançaram mísseis contra veículos blindados líbios na noite de quinta-feira, no sexto dia das operações de vigilância da zona de exclusão aérea sobre a Líbia, informou nesta sexta o ministro da Defesa britânico, Liam Fox.

Fox disse que os aviões Tornado, em missão de reconhecimento sobre a Líbia, atacaram com mísseis Brimstone os veículos que "ameaçavam a população civil de Ajdabiya".

Segundo o ministro, os mísseis são de "alta precisão" usados contra "alvos móveis".

"O Reino Unido e seus parceiros internacionais permanecem implicados nas operações para apoiar a resolução 1.973 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, para fazer cumprir a zona de exclusão aérea", afirmou Fox.

Anteriormente, o Governo britânico qualificara de "significativo passo adiante" o acordo da Otan para assumir o comando militar das operações de vigilância da zona de exclusão aérea e destacou a decisão dos Emirados Árabes Unidos (EAU) de fornecer 12 aviões para esta missão.

Um porta-voz do Governo britânico indicou que a decisão tomada na noite de ontem pela Aliança Atlântica e os EAU evidencia "a fortaleza e a envergadura da coalizão implicada na proteção da população da Líbia".

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEuropaGuerrasLíbiaONUOtanPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'