Mundo

Avalanche no Canadá deixa 3 dos melhores alpinistas do mundo desaparecidos

Alpinistas não deram notícias depois de partir para escalada; sobrevoou na região descobriu indícios avalanches e destroços de equipamentos

Montanha Howse Peak, que fica no Parque Nacional Banff, tem 3.395 metros (Mark C Stevens/Getty Images)

Montanha Howse Peak, que fica no Parque Nacional Banff, tem 3.395 metros (Mark C Stevens/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 18 de abril de 2019 às 16h53.

Toronto — Os alpinistas austríacos David Lama e Hansjörg Auer e o americano Jess Roskelly estão desaparecidos devido a uma avalanche na montanha Howse Peak, no Canadá.

O órgão público responsável pelo Parque Nacional Banff, onde fica a Howse Peak, informou nesta quinta-feira, 17, que, "baseado na avaliação da situação, presume-se que os três membros do grupo morreram".

Segundo o órgão, chamado Parks Canada, os três alpinistas - considerados entre os melhores do mundo - tinham planejado encarar o desafio de escalar a montanha, de 3.395 metros, mas não deram notícias após um longo tempo. Com isso, uma equipe de especialistas sobrevoou a região e descobriu indícios "de múltiplas avalanches e destroços de equipamentos de escalada".

"O Parks Canada estende suas mais sinceras condolências às famílias, amigos e entes queridos dos três montanhistas", disse a entidade em um comunicado.

As autoridades locais não puderam dar início às operações de resgate devido ao "risco de novas avalanches e às perigosas condições na área", que apresenta fortes ventos e tempestades de neve.

O jornal americano "The Spokesman Review" afirmou que Roskelley, de 36 anos, disse a seu pai, o também montanhista John Roskelley, que entraria em contato com ele na terça-feira, mas a comunicação não aconteceu.

Com isso, John Roskelley procurou as autoridades canadenses, que sobrevoaram a área em helicóptero. Ele afirmou ao jornal acreditar que seu filho e os montanhistas austríacos Lama, de 35 anos de idade, e Auer, de 28, "estão mortos, não desaparecidos".

Acompanhe tudo sobre:CanadáAlpinismo

Mais de Mundo

'Estamos à beira de um acordo de paz em Gaza', diz secretária das Relações Exteriores do Reino Unido

Protesto contra ofensiva de Israel em Gaza reúne entre 60 mil pessoas em Berlim

Venezuela realiza exercícios com a população para enfrentar terremotos e 'ameaça' dos EUA

Após ter visto revogado pelos EUA, Petro diz que 'não se importa' e que é 'livre no mundo'