Mundo

Avalanche de neve mata 3 alpinistas espanhóis no Quirguistão

As vítimas são dois homens de 24 anos, Alex e José, e outro de 18 anos, que se chama Pol, todos integrantes de grupos expedicionários do país europeu


	Quirguistão: os demais componentes da expedição estão bem, e ajudam no trabalho do resgate dos corpos dos companheiros
 (Wikimedia Commons / alexeya)

Quirguistão: os demais componentes da expedição estão bem, e ajudam no trabalho do resgate dos corpos dos companheiros (Wikimedia Commons / alexeya)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2015 às 09h34.

Barcelona - Uma avalanche de neve ocorrida neste domingo no Parque Nacional Ala Archa, no Quirguistão, provocou a morte de três alpinistas espanhóis, informou hoje a Federação de Entidades Excursionistas da Catalunha.

As vítimas são dois homens de 24 anos, identificados apenas como Alex e José, e outro de 18 anos, que se chama Pol, todos integrantes de grupos expedicionários do país europeu.

De acordo com as fontes que confirmaram a morte dos alpinistas, o acidente aconteceu às 22h46 locais (11h46 no horário de Brasília), na montanha Ak-Too, de 4.620 metros de altura, situado no Parque Nacional de Ala-Archa, a menos de 40 quilômetros da capital quirguistanesa, Bishkek.

O trio estava na região da geleira de Korona, quando uma avalanche de neve os atingiu.

Segundo Toti Valés, chefe da expedição e integrante da Federação de Entidades Excursionistas da Catalunha, o grupo que realizava a escalada tinha dez pessoas e havia saído de Barcelona no dia 16 de junho, com previsão de retorno para 15 de julho.

Ainda de acordo com a fonte ouvida pela Agência Efe, os demais componentes da expedição estão bem, e ajudam no trabalho do resgate dos corpos dos companheiros.

Logo após a divulgação do acidente, a embaixada da Espanha em Astana, capital do Cazaquistão, entrou em contato com a família das vítimas, e também com as autoridades locais e o cônsul honorário em Biskek.

A repatriação dos corpos e a operação de retorno dos sobreviventes será realizado pela empresa seguradora contratada pelo grupo, antes da viagem.

Acompanhe tudo sobre:AlpinismoDesastres naturaisEsportes

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'