Mundo

Autorizam no Japão reativação de dois reatores nucleares

Os dois reatores autorizados se encontram em outra central nuclear da Tepco, em Kashiwazaki-Kariwa, na prefeitura de de Niigata

Bandeira do Japão (Mark Thompson/Getty Images)

Bandeira do Japão (Mark Thompson/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 27 de dezembro de 2017 às 15h39.

A autoridade japonesa de regulação nuclear anunciou nesta quarta-feira (27) a concessão de uma permissão definitiva a Tepco para reativar dois de seus reatores no Japão, uma novidade para este operador energético desde a catástrofe de Fukushima.

Desse modo, é confirmado o aval preliminar outorgado pela mesma autoridade no início de outubro. Significa que os dois reatores cumprem com as novas normas nacionais de segurança nuclear, reforçadas desde a catástrofe em 2011 da central atômica de Fukushima Daiichi (nordeste), gerida pela Tepco.

Os dois reatores autorizados se encontram em outra central nuclear da Tepco, em Kashiwazaki-Kariwa, na prefeitura de de Niigata (noroeste).

A catástrofe de Fukushima foi originada por um terremoto submarino seguido de um tsunami devastador que cortou o sistema de refrigeração da central, com a consequente emissão de elementos radioativos.

Este foi o pior acidente nuclear no mundo desde o de Chernobyl em 1986.

Acompanhe tudo sobre:Japão

Mais de Mundo

Trump cancela viagem de refugiados já aprovados para reassentamento nos EUA

Argentina poderia deixar Mercosul para concretizar acordo com EUA, diz Milei

Trump dá 100 dias para acabar com guerra na Ucrânia; Zelensky pede 200 mil soldados de paz

Dingdong Maicai lança rua virtual de produtos festivos para o Ano Novo