Mundo

Autoridades dos EUA querem mais financiamento contra zika

A administração Obama pediu ao Congresso, em fevereiro passado, 1,9 bilhão de dólares para a pesquisa de vacinas e medicamentos antivirais contra o zika


	Zika: “Devemos estar prontos. Tudo o que estudamos sobre este vírus parece ser mais preocupante do que o que pensávamos inicialmente"
 (Nelson Almeida/AFP)

Zika: “Devemos estar prontos. Tudo o que estudamos sobre este vírus parece ser mais preocupante do que o que pensávamos inicialmente" (Nelson Almeida/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2016 às 08h55.

O vírus zika é "mais preocupante" do que tinha sido inicialmente previsto, afirmaram hoje as autoridades sanitárias norte-americanas, apelando ao Congresso por mais financiamento para investigação e vacinas.

A administração Obama pediu ao Congresso, em fevereiro passado, 1,9 bilhão de dólares para a pesquisa de vacinas e medicamentos antivirais contra esta epidemia.

Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, presente na América Latina e no Caribe, o vírus zika é responsável por muitos casos de defeitos congênitos em recém-nascidos, incluindo microcefalia (malformação do crânio) e doenças neurológicas raras em adultos.

“Devemos estar prontos. Tudo o que estudamos sobre este vírus parece ser mais preocupante do que o que pensávamos inicialmente", afirmou a diretora-adjunta dos Centros para Prevenção de Doenças, Anne Schuchat, durante entrevista na Casa Branca.

"Eu tive que usar dinheiro inicialmente dedicado a outras pesquisas, não podíamos esperar", disse o diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, Anthony Fauci, salientando, ao mesmo tempo, que ainda era "insuficiente", insistiu Fauci.

O arquipélago americano de Porto Rico, que está numa situação econômica muito difícil, pode ter milhares de pessoas infectadas com o vírus até ao final deste ano, de acordo com as autoridades de saúde dos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:DoençasEstados Unidos (EUA)Países ricosVacinasZika

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado